quinta-feira, 19 de maio de 2011

Entrevista com Adriano Siqueira


Adriano Siqueira, autor do livro Adorável Noite e Liz Vamp a Prefaciadora do livro



Entrevista produzida pela a jornalista Regina Bostulim


Regina Bostulim - É um prazer conhecê-lo. Sou uma fã das estórias de vampiros. Quais suas estórias e autores favoritos?

Adriano Siqueira: Eu aprecio muito os grandes escritores de terror e suspense. H.G. Wells H.P. Lovercraft, Edgar Alan Poe, Arthur Conan Doyle, Ira Levin, Ian Fleming entre outros.


Regina Bostulim - Qual sua opinião sobre as diferentes visões do mito, por Bram Stoker, Stephen King, Anne Rice, e mais recentemente Stephanie Meyer, por exemplo? E em outras mídias que não o livro?

Adriano Siqueira: Bram Stoker reuniu várias lendas sobre o mito do vampiro e fez o livro Drácula, o vampiro mais poderoso de todos, comandava os Raios e trovões, tinha a força de mais de 10 homens podia se transformar em qualquer criatura noturna e também escalava paredes transformava-se em névoa e com o seu poder hipnótico seduzia as suas vitimas. Stephen King mostrou que os vampiros podem viver em uma sociedade noturna como uma família e como os humanos, Anne Rice transformou os vampiros em seres apaixonados que tinham em sua linhagem vampírica o seu jeito romântico e poético de ser. Stephanie Meyer fez o que já era esperado, deu uma nova roupagem aos vampiros e já que o lobisomem já havia passado por esta transformação no filme Sangue e Chocolate e também a nova roupagem das bruxas em wiccas como o caso de Charmed. Aos poucos os monstros estão sendo romantizados por causa da política dos bons costumes. O personagem do cinema que usava muito desta política de bons costumes era o Superman interpretado pelo ator Christopher Reeve, por isso, quando você assiste o Crepúsculo você vê muitas coincidências como o filme "Superman 2" pois existe muito do lado herói que lembra o Edward de hoje.


Regina Bostulim - A internet popularizou o mito, e contribuiu para o surgimento de clans de vampiros reais, muitos cometendo crimes. Mas também popularizou boas iniciativas, livros sérios. Qual sua opinião da internet como divulgador dos vampiros e autores que se dedicam ao tema?

Adriano Siqueira: Quando comecei a interagir com os que apreciavam os vampiros nem existia internet por aqui ainda. Usávamos para se comunicar as antigas BBS´s que eram provedores de bate-papo offline e com isso marcava-se as reuniões e encontros para jogar RPG.
Não acredito que jogos de RPG fabriquem assassinos muito menos os que apreciam vampiros. Isso já vem da mente psicopata do assassino. Já nasce com ele. por isso existem criminosos em todos os meios e de todas as formas. Conheci alguns que apreciavam os vampiros mas naquela época (1996) os vampiros não eram bem vistos pelo pessoal em geral a roupa escura e seus jeitos intimidavam muita gente, O jogo de RPG estava indo muito bem e o poder do "Vampiro a máscara" dominou as lojas de jogos e seus RPGistas se transformaram em grandes Storytellers e isso foi um grande treinamento na época para muitos se transformarem em escritores. Hoje ainda é comum ver muitos escritores se baseando em seu universo de jogos. As possibilidades são infinitas e isso ajudou muito a conhecer mais sobre o tema. Fique conhecido por escrever contos de vampiros nestas BBS´s e muitos contos eram elogiados quando comecei a usar a internet fiz muitos e-mail de contos de vampiros para enviar para o pessoal. Dai para frente fiz um site de contos em 1999 e em 2000 fiz o site Conto Noturno/ Adorável Noite.
Nos anos 90 logo no início tivemos a novela "Vamp" e depois no cinema tivemos Drácula do Copolla e Entrevista com os Vampiros. Na TV estávamos vendo a série Maldição Eterna e Kindred (irmãos de Sangue) junto com Buffy a caça-vampiros e ainda jogando RPG. e nas livrarias tinha chegado o livro dos vampiros do Melton. Muita coisa em uma década só. Por isso em 2000 para frente começou uma verdadeira mania de vampiros e os autores O primeiro livro a falar sobre vampiros de uma forma séria foi o do Marcos Torrigo - Rituais de Sangue e logo em seguida o Voivode organizado por Cid Valle Ferreira.
Antes do ano 2000 tínhamos pouco mais de 10 livros sobre o tema e hoje temos mais de 100 livros de autores nacionais sobre vampiros. A Divulgação feita pelo site Adorável Noite foi pioneira em divulgar os escritores nacionais.Eu produzia o Fanzine Adorável Noite de contos de vampiros e entregava gratuitamente nos eventos noturnos sempre levava um escritor com seu livro para o publico conhecer e comprar a obra. Até que um dia eu fui convidado por uma editora e publiquei meus primeiros contos em 2007 junto com muitos autores do tema e que eu já conhecia muito bem.


Regina Bostulim - Você participa de encontros de literatura fantástica, ou prêmios, qual a situação destes encontros no Brasil? O jornalista Aldo Novak chegou a publicar revistas e livros com autores de literatura fantástica. Fale-me de suas iniciativas neste sentido, na divulgação de bons autores.

Adriano Siqueira: Tenho um canal no Youtube e entrevisto muitos autores da literatura fantástica. Em 2010 entrevistei mais de 50 autores e registrei mais de 40 eventos em fotos além de ter feito mais de 14 palestras e bate-papos. Tenho o site adorável noite que fala sobre todos estes autores fantásticos e divulgo eles nos meus blogs também.


Regina Bostulim - Seu site Contos de Vampiros (http://contosdevampiroseterror.blogspot.com/) é mararavilhoso, tanto tecnicamente como em conteúdo. Eu o visitei,e até adicionei a meus bookmarks. É uma boa fonte, com links para quem ama o tema, parabéns. Poderia me falar sobre seu site?

Adriano Siqueira: Este Blog fez 3 anos e é muito bem visitado pois lá coloco meus contos, meus curtas, meus hqs e minhas radionovelas de vampiros. É um blog conhecido por sempre trazer material inédito e o publico quer isso mesmo, material inédito e com conteúdo. O segredo do sucesso do blog é este.


Regina Bostulim - Você é um autor cujos livros se destacam pela qualidade de seu texto e das artes gráficas da capa. Simpatizo muito com o fato de que luta, mesmo sem apoio ainda de grandes corporações editoriais, sem a publicidade a nível mundial que tem por exemplo, a americana Stephenie Meyer. E admiro sua iniciativa de disponibilizar e-books na rede, para download. Poderia me falar sobre suas antologias, e sua nova obra, e dos autores que fazem parte de seus projetos?

Adriano Siqueira: O primeiro livro que fui convidado a participar foi o "Amor Vampiro" 2008 neste livro eu escrevi 3 contos e tinha também mais seis autores que completavam está obra. Foi o meu primeiro passo na literatura logo em seguida fui convidado para participar em 2009 dos livros Draculea e Metamorfose. livro que tinha muitos escritores neste mesmo ano veio a ideia de colocar e-books dos meus trabalhos na internet e ainda é um sucesso os e-books que fiz teve um passou de 2.500 downloads e outro que passou de mil. Hoje a internet favorece muito o escritor a divulgar o seu trabalho. Sempre indico aos escritores que façam isso. coloquem um pouco dos seus escritos disponiveis para os leitores conhecerem o seu estilo e assim você pode divulgar a sua obra junto. Fazer blogs é ótimo também pois lá fica uma linha direta com os autores além de poder ajudar os novos autores a fazerem uma cadeia de literatura e assim conhecer mais leitores.
Neste ano vou lançar o meu livro "Adorável Noite" pela Editora Estronho http://www.editora.estronho.com.br/index.php/adoravel-noite que é sobre os meus contos e também falo sobre os vampiros no Brasil para mostrar como começou está mania sobre o tema por aqui.


Regina Bostulim - Suas palestras são também uma notável iniciativa na divulgação dos vampiros. É uma grande vitória pessoal sua, e dos que amam o tema. Poderia me falar sobre elas?

Adriano Siqueira: Minhas palestras e bate-papos são bem carregadas de informações e levo ao publico o que aconteceu antes e depois do fenômeno Crepúsculo. Mostro através das minhas coleções como eram os quadrinhos sobre vampiros e as primeiras publicações de livros por aqui, Incluindo o Manual Prático do Vampirismo do autor Paulo Coelho e Nelson Liano. Este livro foi recolhido depois de algum tempo das livrarias pelo próprio Paulo Coelho. São curiosidades assim que o publico gosta de conhecer e de saber mais. no ano passado falei sobre Lilith a primeira vampira e também falei dos vampiros no cinema e as comparações dos vampiros nacionais e estrangeiros. Ir nas palestras é muito interessante você acaba vendo que existe muito sobre os vampiros que deve ser explorado.



Regina Bostulim - Em viagem à Europa Oriental, convivi com pessoas cultas que acreditam ser o vampiro real, e têm medo deles, tomam precauções contra eles. Conforme os livros de Florescu, há várias espécies de vampiros, e são reais, não apenas um mito. Não falo dos humanos que se reúnem em clans vampíricos e efetuam mudanças no corpo, de portadores de doenças mentais ou no sangue, mas da existência de seres não-humanos, como os vemos nos livros. Você acredita na existência deles?

Adriano Siqueira: Radu Florescu que fez o livro Em Busca de Drácula falava sobre as suas pesquisas em torno do Vlad Tepes e das lendas sobre vampiros. Seus estudos mostraram que as lendas sobre vampiros existem por todo o mundo e é foclore de algumas regiões. É importante mostrar que as vertentes do vampiro sáo muitas. O vampiro literário que é o que chamo de estilo bramstokiano leva muito dos vampiros poderosos para o cinema. Mas as lendas também foram bem exploradas como a do Aswang tipica criatura do folclore filipino que suga o sangue de fetos. Este virou filme e se chama Aswang - A lenda dos Vampiros (1994). Existem os Vampiros de energia muito conhecido atualmente por sugar a energia de outros indivíduos e esta energia perdida pode ser detectada pelo sistema de foto kirlian. Através das fotos podem ser encontradas varias cores que mostram o quanto a energia foi perdida. Um livro que fala sobre isso é o Vampirismo o assédio invisível da autora Maria aparecida Caboclo.


Regina Bostulim - No caso, seriam seres da Terra ou extraterrenos, considerando que Colin Wilson e os cartuns de Vampirella colocam a origem dos vampiros como extraterrestre?

Adriano Siqueira: Força Sinistra é o nome do filme baseado na obra de Colin Wilson. Neste filme mostra que os vampiros viriam do espaço. Mas não foi só nesta obra que foi abordado os vampiros do espaço. Na sequencia do livro Fome de Viver do escritor Whitley Strieber "A última vampira" mostrava que os vampiros vinham do espaço. E assim a linha de vampiros alienígenas tomam a ficção cientifica. Mas o que hoje vemos é a quandidade de filmes que falam sobre o DNA vampiro e as suas doenças como nos filmes Blade Trinity e o 2019 o ano da extinção, Eu sou a Lenda e o Ultraviolet. Estes filmes tratam o vampirismo como doença e tem sido bem explorado pela mídia.
Vampirella teve dois começos. o primeiro foi mesmo uma alienigena vinda do planeta Drakulon e depois foi remodelada tornando-se apenas a filha de Lilith e vivia aqui na terra mesmo. Mas ambas as versões mostravam que ela não tinha a fraqueza dos lendários vampiros e podia andar de dia.


Regina Bostulim - Poderia explicar para os leitores como define os vampiros em seus livros, limitações deles, características deles? Têm similar em algum autor?

Adriano Siqueira: Eu gosto muito dos vampiros tradicionais. Gosto de medievais também e algumas histórias os vampiros que faço usam capas e se transformam em criaturas noturnas. Gosto de Vampiras meus contos tem muitas e todas são bem ferozes e fortes. Adoro quadrinhos e séries da TV sobre terror. Isso me levou a escrever usando quase sempre estes estilos, aventuras e ação e suspense é o que não faltam nos meus contos. Geralmente, quando não estou escrevendo sobre vampiros de energia, a fraqueza dos vampiros que uso bastante é serem amarrados com rosários de espinhos e são frágeis com estacas e fogo e também decepando a cabeça. Quando eu comecei a escrever haviam poucos autores sobre o tema no Brasil mas aprecio o estilo do Edgar Alan Poe e do Ian Fleming e me identifico com eles pois falam muito do pensamento e do interior dos personagens.


Regina Bostulim - Você concorda com a afirmação dos criadores da série Vampire Diaries, de que os livros de Meyer e de que séries como True Blood fazem atualmente as adolescentes desejarem serem vítimas de vampiros, por motivos amorosos?. E que isto seria a última coisa que deviam almejar, pois os vampiros podem ser reais e maus, ou mesmo criminosos que adotam condutas vampíricas para sedução. Você concorda? Ou acredita que se forem reais, podem ter um lado bom, e que poderiam conviver com humanos sem conflito? (Como alguns bons vampiros, vegetarianos, da série Sobrenatural, ou o bom vampiro Saint German, de Chelsea Quinn Yarbro?).

Adriano Siqueira: Eu não concordo! Com ou sem Crepúsculo existem Serial Killer´s por todo o mundo e não vai ser um filme que vai facilitar as vítimas para pessoas assim. Principalmente por serem muito esperto ardilosos e cheio de muita experiência. Assassinos assim não pegariam só fãs de crepúsculo mas toda uma sociedade eles nascem para fazer de tudo para ter a vitima. por isso devemos alertar todo mundo sobre os perigos da sociedade mas não dizer que o filme facilita violência ou abre portas para pessoas com má índole. Com a quantidade de alertas e informações que existem na internet é bem difícil dizer que os adolescentes são ingênuos.
Vampiros se alimentam de sangue e só por isso já faz com que qualquer um dê um passo para trás. No Brasil Temos o Dia dos Vampiros 13 de Agosto e a Liz Vamp marca encontros neste dia para juntar as pessoas conscientes que temos que doar sangue para a sociedade. É uma causa séria que até hoje é muito bem representada e divulgada.
Só isso já vale a pena gostar do tema.
As condutas vampiricas de sedução faz com que a sociedade acabe trocando mesmo o dia pela noite. Já é comum ver bares noturnos abertos por toda a noite e a sedução noturna contagia as pessoas pode ser encarado como sedução vampírica por estar em um ambiente bem propicio para os vampiros mas não para dar sangue, mas sim aproveitar o lado noturno da cidade com muita sedução e amizade.
Se os vampiros fossem reais viveriam em sociedade e respeitariam a hierarquia como qualquer humano. Seriam discretos para manter a sua sobrevivência.



Regina Bostulim - Gostaria de lhe passar a palavra, para expressar o que deseje, e que forneça contatos seus para os fãs de vampiros e de seus livros. Muito obrigada.

Adriano Siqueira: O Brasil já conhece o tema vampiros a muito tempo. Tivemos várias novelas sobre o tema "um homem muito Especial de 1980, Vamp, Beijo do Vampiro, Caminhos do Coração e quando a mídia coloca estes seres em exposição muitas obras aparecem. Raul Cortez interpretou Drácula no Teatro na década de 80. E o Brasil é o único país a ter o Dia dos Vampiros dedicado a doação de sangue. Com tudo isso posso dizer que teremos muito a falar sobre estes seres noturnos.

Agradeço a entrevista e visitem sempre o site www.adoravelnoite.com e o meu site de contos www.contosdevampiroseterror.blogspot.com

Neste ano foi lançado o meu livro sólo "Adorável Noite" que tem muitas novidades sobre os seres noturnos e muitos contos.

PARA SABER MAIS SOBRE O LIVRO ADORÁVEL NOITE:

VEJA AS FOTOS SOBRE O LANÇAMENTO DO LIVRO ADORÁVEL NOITE


Abraços
Adriano Siqueira
http://www.contosdevampiroseterror.blogspot.com
http://www.adoravelnoite.com
http://www.adoravelnoite.blogspot.com
http://www.universoinsonia.com.br
Postar um comentário

Banner deste blog

Banner deste blog
Contos de Vampiros e Terror

  ©CONTOS DE VAMPIROS - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo