terça-feira, 28 de junho de 2011

A ADORÁVEL NOITE DE ADRIANO SIQUEIRA - por Camila Baos



A ADORÁVEL NOITE DE ADRIANO SIQUEIRA
O diagramador, colecionador e escritor de contos vampirescos fascina jovens leitores há 15 anos
Por Camila Baos

O último dia 13 de maio foi um marco na vida de Adriano Siqueira: no Pier 1327, restaurante localizado na Vila Marina, Zona Sul de São Paulo, foi lançado o livro Adorável Noite, obra que reúne as melhores histórias de terror criadas pelo paulistano. O evento concretizou algo esperado com ansiedade pelo autor de contos vampirescos: após 15 anos publicando narrativas na internet, a coletânea foi seu primeiro projeto solo lançado para o grande público.

Adriano não poderia estar mais satisfeito. O escritor de 46 anos, dono de cabelos castanhos, sorriso dócil e um cavanhaque já grisalho, sempre foi fascinado pelo vampirismo e ficção em geral - e ansiava por ver seu hobby materializado em livro. “Esse momento é muito engrandecedor para mim. É o meu livro, fruto de um trabalho de anos”, afirma ele, com os olhos azuis esverdeados brilhando. Diagramador e designer gráfico de profissão há 20 anos, a produção de contos vampirescos sempre foi uma atividade paralela, algo que ele fazia apenas pelo prazer de criar.

O interesse pelo universo dos vampiros começou cedo, e sua influência pode ser percebida em diversos aspectos da vida de Adriano: os gostos, a rotina, a carreira e até mesmo as roupas. É comum ver Adriano com roupas pretas ou vermelhas (as cores do vampirismo, afinal) ou usando camisas com estampas de livros, séries e músicas desse universo. Sempre que comparece a eventos do gênero, usa roupas que lembrem o vampirismo. Pudera – Adriano tem uma vasta coleção de artigos vampirescos.

Seus primeiros contatos com o universo fantástico foram aos 10 anos. “Coleciono artigos desse mundo desde pequeno. Sou fã de Histórias em Quadrinhos de super-heróis, terror, espionagem e principalmente vampiros”, conta o escritor. “Em 1976, quando comecei minha coleção, o terror estava no auge, e havia muitos títulos direcionados aos adolescentes. Foi a minha era de ouro nos quadrinhos”. Dono de uma invejável coleção composta por livros, filmes, bonecos e “tudo mais que existe sobre vampiros”, como Adriano gosta de dizer, hoje seu acervo conta com diversas raridades. “Entre os artigos raros, gosto muito do Manual prático do vampirismo, do Paulo Coelho e Nelson Liano, e dos primeiros números do Conde Drácula, da Marvel”, relata o colecionador. “Mas os meus preferidos são as matérias da Revista Planeta, da década de 80”.

Em sua adolescência, na década de 80, o vampirismo e outras séries de terror estavam na moda. Programas populares, como os filmes de Christopher Lee, e as Histórias em quadrinhos tiveram grande influência sobre ele, que foi construindo conceitos e personagens próprios do vampirismo. Entretanto, foi só em 1996, quando teve acesso a um computador, que Adriano começou a produzir seus próprios contos. “A primeira história que escrevi foi Paixão Mortal. Ela mostra a angústia de um homem que, toda noite, se torna presa de uma vampira”. Por ser seu primeiro conto, Adriano reserva um apreço especial para Paixão Mortal – narrativa que também marcou sua entrada no mundo virtual. A princípio, ele enviava as histórias por e-mail para alguns interessados; mas os fãs foram aumentando, e por isso o escritor resolveu criar, em 2000, um site para divulgar suas produções – era a página Adorável Noite (atualmente disponível no endereço www.adoravelnoite.com), que trata sobre vampiros e literatura nacional. Em seus projetos, Adriano publica não somente seus contos, mas também os de vários autores nacionais – uma de suas convicções é de que os novos autores merecem espaço na mídia para divulgar seu trabalho, o que valorizaria a literatura nacional. “Tenho um projeto de entrevistas no site com novos autores da literatura fantástica nacional. Acho importante impulsionar essa área no Brasil. Já ajudei vários escritores a divulgarem seus trabalhos. E, por isso, adquiri experiência para divulgar meu próprio trabalho”.

O site Adorável Noite foi a porta de entrada para mudanças em sua vida. Interessado em divulgar novos trabalhos, Adriano sempre manteve uma relação próxima com os fãs, recebendo elogios e sugestões. Foi em uma dessas ocasiões que conheceu Camila Moura, 28 anos, estudante de jornalismo e sua esposa há dez anos. Além disso, o site, bastante organizado e com conteúdos diversificados, ajudou a reunir a produção de Adriano, que antes ficava esparsa na rede. Com isso, o Adorável Noite se tornou uma das principais referências sobre vampirismo do Brasil.

Contudo, o boom do site só ocorreu em 2002, com o início da novela O Beijo do Vampiro na Rede Globo. A novela, muito popular, reacendeu o interesse pelos vampiros no Brasil – e Adriano foi procurado para esclarecer esse universo. Desde então, sua vida mudou: antes um escritor que pouco interessava às editoras, Adriano passou a ser convidado para participar de coletâneas sobre vampiros. “Meu nome era um dos carros-chefe da publicação, pois chamava o público”. Nesse sentido, o livro Amor Vampiro (2008), coletânea de contos vampirescos de vários autores, foi o mais importante, pois abriu caminho para várias outras participações.

Hoje, a rotina de Adriano está totalmente adaptada à paixão pelo vampirismo. “Durante o dia, trabalho com editoração eletrônica na Prána Editora, diagramando os jornais Balcão Automotivo e Reparação Automotiva. De noite, reservo um tempo para a família. É só de madrugada que consigo cuidar dos meus contos, assinar contratos, dar entrevistas, atualizar meu site...”, conta Adriano, que assume ser viciado em café e fumar um maço de cigarro por dia. Depois do lançamento do livro, dar entrevistas se tornou algo comum para ele. “Aos fins de semana, costumo ir a eventos desse universo, registrando tudo em fotos em vídeos. Também sou fotógrafo, o que ajuda bastante na divulgação do meu trabalho”.

Foi assim, do esforço de divulgação em eventos e redes sociais, que o livro Adorável Noite finalmente foi lançado pela editora Estronho. Reunindo 66 de seus melhores contos, a coletânea incha Adriano de orgulho: “Jamais vou esquecer Adorável Noite. Ele é resultado de todo o meu trabalho como escritor, pois reúne contos de várias épocas diferentes. É uma grande alegria poder mostrar ao público o que escrevi de melhor nesses 15 anos”, comemora. “Os meus preferidos são Olhos Negros, sobre a eternidade do vampiro, e O Fotógrafo, um dos meus contos mais lidos”.

A paixão pela escrita que Adriano demonstra nos faz acreditar que, com o lançamento de seu primeiro livro, seu objetivo profissional foi atingido. Engana-se: o sonho do paulistano são os seriados de televisão. Em 2006, ele já produziu alguns curtas (disponíveis no site Youtube), como Caçador Noturno e Noite de Caça. Com a carreira de escritor reconhecida no mercado editorial, ele tem esperanças de que consiga produzir seu próprio seriado. “Adoro filmes de terror, e queria fazer um seriado com essas características. Gostaria de transformar algum dos meus contos em seriados voltados para as crianças e adolescentes, que são meu principal público”. E, ao ser classificado como “expoente nacional” pela repórter, Adriano diminui o elogio: “Ah, ainda não cheguei nesse nível... mas espero que, com esse novo livro, possa chegar. Meu trabalho me dá muita alegria”.


Perfil produzido por - Faculdade Cásper Líbero
Disciplina: Jornalismo Básico II – Prof. Igor Fuser
Nome: Camila Oliveira Baos 2 JO C

Um comentário:

Bondgirlpatthy 007 disse...

Oi Lord, puxa q rotina puxada! mas o resultado tá aí, sucesso a olhos vistos. Parabéns e conte comigo mesmo qdo não precisar, estou aqui torcendo por vc e divulgando seu trabalho sempre q alguém pergunta. Ah, concordo c/ as características q te descrevem, principalmente "olhar dócil". Eles só esqueceram de dizer q vc cativa as pessoas por ser simplesmente vc. Te adoro, Bjs