quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O que a Literatura Fantástica Nacional espera em 2012


O que a Literatura Fantástica Nacional espera em 2012

por Adriano Siqueira

As editoras e os escritores começam o ano cheio de planos e ideias para 2012. Teremos no Brasil, muitos eventos destinados a este tipo de público que aprecia a literatura e aqui vai algumas dicas sobre o que as editoras e escritores devem fazer para ter um bom ano cheio de muitas novidades e lançamentos.

Em 2010 participei da Fantasticon e no bate-papo eu disse que a editora tem obrigação de divulgar o livro pois é produto deles. Em várias palestras que dei em 2010 eu disse isso e também disse que o autor deveria se divulgar mais. Hoje vejo que muitas editoras tem divulgado mais os livros que ela produz. Inclusive algumas até estão colocando no próprio site as fotos dos lançamentos, algo que era muito raro.

As editoras cresceram e entendem que o produto deve ser bem divulgado pela editora. São poucos os escritores que tem tempo para fazer divulgação dos seus livros e alguns nem entendem bem como fazê-lo. Por isso a editora deve fazer o máximo para mostrar o seu produto.

Para as editoras eu dou uma dica. Faça o autor do produto participar mais dos eventos e bate-papos. isso ajuda muito o autor a expressar mais sobre a sua obra. Deixe o autor a vontande para falar.

Algo que as editoras não podem esquecer também é Façam mais booktrailers. Isso ajuda muito a divulgação do livro em qualquer estande, em qualquer evento. Lembrem-se que nos eventos como a Bienal do Livro, colocar o livro na vitrine ajuda mas, ajudaria mais ainda se colocassem booktrailers sobre o livro lançado. dependendo da produção grafica para a obra o booktrailer pode fazer o leitor conhecer mais rápido o trabalho do autor. Hoje isso é peça fundamental para divulgação.

Por outro lado a literatura fantástica nacional pede mais a força do autor para a sua própria divulgação. Mostre o seu site, mostre os seus livros, faça matérias com relação ao seu livro. Produza vídeos, faça um vlog, participe de eventos mesmo sabendo que pode não ser o seu público alvo então faça este público ser o seus leitores direcionando assuntos do seu livro que podem ter muito em comum com o seu trabalho. Lembre-se que o nome o autor deve estar sempre nas listas de convidados quando se fala de literatura fantástica. É importante que o autor conheça os produtores destes eventos. Não se afaste destes eventos nunca pois os leitores procuram novidades e ficar indo só nos eventos da editora que você lançou o livro pode deixá-lo limitado. Vá em outros lançamentos e eventos o autor deve participar e é isso que fará com que saiba as novidades.

As editoras devem fazer catálogos. Devem sim ter parceiros de blogs de literatura. Isso movimenta muito a atenção para os lançamentos dos produtos da editora. Devem ceder livros para alguns blogs e até para sorteios.

Abraços e desejo que todos tenham um ótimo ano com muitas novidades na literatura fantástica nacional.

Adriano Siqueira

4 comentários:

Parreira disse...

booktrailers são fundamentais; concordo com vc.

E este é um outro aspecto que deve ser observado: "É importante que o autor conheça os produtores destes eventos. Não se afaste destes eventos nunca pois os leitores procuram novidades e ficar indo só nos eventos da editora que você lançou o livro pode deixá-lo limitado. Vá em outros lançamentos e eventos o autor deve participar e é isso que fará com que saiba as novidades."

Genial, Adriano!

Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande-SP disse...

A literatura fantástica por ser fantástica, torna-se mais fantásica nas mãos de caras como você. É necessário sim que as Editoras tenham para com o seu ator um contato especial e um respeito maior com o contrato. Força para a sua divulgação. Um editor não pode perder nenhuma oportunidade de se mostrar, falar sobre si e sobre seus autores, não deixar essa tarefa para terceiros. Material atual de divulgação em todas as mídias.
Fazer da ALPHA-Autores, Parceiros Históricos e Leitores a sua verdadeira base de sustentação.

umbrios disse...

Oi,
Pois é, Adriano, tentar aprender a divulgar mais os livros que participo faz parte das minhas resoluções de ano novo, junto com a famosa "fazer academia e emagrecer" e "tentar passar mais tempo longe da poluição".
Mas este texto é uma verdadeira aula, obrigada!

diana disse...

Apreciei com moderação, sorvi cada paragrafo o que é fantástico nessa explanação é a clareza com que trata da figura do autor e de sua obra, é um pouco utopia, uma vez que ainda engatinhamos nessa seara, o autor não se respeita, tem vícios de pequenez que o engessam e muitas vezes o calam completamente, apesar das metáforas sabemos que esse fato é muito mais comum que imaginamos, gostei da chacoalhada geral que a postagem dispõe, com todas as letras.