sábado, 10 de outubro de 2015

Escrever para Blogs e para Livros - O importante é escrever



Escrever para Blogs e para Livros
O importante é escrever
Por Adriano Siqueira

Estamos vivendo uma época em que os Blogs Literários são blogs que falam de livros e produzem resenhas sobre livros, mas que raramente tem histórias e contos para ler.
Quando eu falo para o pessoal que eu tenho um blog literário, a maioria já me pergunta se é um blog de resenhas de livros ou de indicação de livros e eu digo que é de Contos e Histórias sobre o gênero Literatura Fantástica. Isso impressiona muito hoje em dia. São poucos os escritores que ainda usam o blog para mostrar uma história. A maior parte dos escritores estão em outros sistemas. Além dos livros que se torna uma forma cara de demorada de mostrar o seu trabalho literário, existem também outras plataformas como os e-books que vem crescendo a cada dia. 
Quando você escreve para blogs de uma forma rápida as histórias são lidas e divulgadas rapidamente e em pouco tempo você alcança um número de leitores muito grande e isso ajuda muito a divulgar os seus trabalhos como autor. Se o escritor tem experiência em produzir ilustrações para cada história que produz, certamente ele consegue mais pessoas em suas divulgações bem produzidas e isso também ajuda muito a ter mais visitas. 
Quando você escreve para livros o sistema é muito diferente pois envolve muitos profissionais. Uma média de quinze profissionais estão por trás de um livro. Quando um escritor de livros recebe uma crítica não é só ele que recebe, é toda a cadeia de profissionais que está envolvida com o livro. 
O livro é um produto da editora e por isso existem muitos profissionais que se juntam para lançar uma obra. Escritor, Copidesque, diagramador, diretor de arte, editor, gráfica, depto. de cadastro, depto. de Marketing, Leitor Beta e mais alguns que estão fora da editora, mas que também fazem parte dos profissionais, Correio, Distribuição, Eventos, etc.
Um escritor de blog só depende dele mesmo para publicar suas histórias. Não tem muita ajuda e por isso é bem elogiado por seu trabalho.
No meu caso, eu já escrevi tanto para livros como para blogs e recebo sempre muitos comentários do pessoal sobre o que faço. Acabo também conhecendo muita gente que me ajuda e me apoia. Meu blog sempre foi uma boa ponte para conhecer mais pessoas e isso me levou a ser autor convidado em muitos livros e abriu também muito espaço para entrevistas e palestras e bate papos em eventos. 
Só neste ano já escrevi mais de 70 contos neste blog e isso me faz um recordista. Me sinto orgulhoso por ter atraído novos leitores e conheci muitos amigos que me ajudaram bastante a ler, comentar e a divulgar as minhas histórias. Eles sabem bem como é difícil divulgar uma história em um blog, ainda mais com a falta de profissionais que as editoras tem. Mas é isso que me dá mais orgulho do que faço. Eu agradeço muito todo mundo que me dá uma força através da leitura e da presença por aqui. Isso me incentiva muito a continuar a escrever, tanto para blogs como para livros, um escritor deve, sempre que possível, passar as suas novas aventuras para os seus leitores, pois eles são os verdadeiros heróis das nossas histórias.  

Eu agradeço todos por sempre passarem por aqui para ver as novidades deste blog. 

Abraços e sejam sempre bem-vindos. :-)
Adriano Siqueira 

Nenhum comentário: