terça-feira, 3 de novembro de 2015

8 de novembro nascimento do escritor Abraham "Bram" Stoker



Abraham "Bram" Stoker  nasceu no dia 8 de novembro de 1847

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O romancista irlandês Bram Stoker é conhecido até hoje por escrever o romance gótico Drácula. Nesta obra o escritor mostrou por completo como é o vampiro que conhecemos até hoje. 


Stoker estudou em Dublin na Irlanda, e é lá que existe a maior biblioteca do mundo. Só depois de casar com a sua mulher Florence, ele se mudou para Londres trabalhando como agente de um ator. Nas horas vagas escreveu muitos contos, poemas e muitas outras obras mas o livro Drácula é a sua obra mais famosa. 


Lançado em 1897 o romance gótico Drácula vende muito até hoje e é um fenômeno literário pois a cada ano temos um novo relançamento sobre esta obra. A imagem acima mostra como era a primeira edição do livro Drácula. 

Curiosidades
"Na época em que Drácula foi publicado, Stoker realizou uma leitura do texto em quatro horas. Este estranho evento foi apresentado, completo e com anúncios de sua versão cênica, Drácula, (The Un-dead), no Lyceum, para proteger a trama e o diálogo de furto literário. Havia membros da companhia do Lyceum presentes ao evento, sendo essa a única representação dramática de Drácula durante seu período de vida. "
Fonte: "O livro dos Vampiros" de J.Gordon Melton

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Um selo do Bram Stoker produzido na Romênia em 2004



Selos comemoração produzido na Irlanda - Bram Stoker 100 anos da sua morte - feito em 2012

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Alguns Filmes sobre Drácula
Drácula - Bela Lugosi  1931


O filme Drácula de 31 foi produzido duas vezes e uma era uma versão em espanhol que era gravado com as mesmas roupas mas com outros atores e era gravado de noite enquanto que o filme com o Bela Lugosi era gravado de dia.

Christopher Lee foi o ator que mais interpretou o Conde Drácula no cinema.

Jack Palance interpretou Drácula e a sua atuação foi tão impressionante que o desenhista Gene Colan usou com base para fazer as famosas histórias em quadrinhos "A Tumba de Drácula" da Marvel.

Drácula de 1979 com o ator Frank Langela é considerado até hoje um dos melhores filmes do Drácula embora os nomes dos personagens Lucy e Mina tivesse uma ordem invertida a história é bem produzida. 

A comédia "Amor à primeira mordida" 1979 com o George Hamilton é ainda uma das melhores comédias já produzidas sobre o Conde Drácula pois mostra o conde na era atual sendo despejado do castelo e tento que morar em um subúrbio em New York.

Drácula de Bram Stoker lançado em 1992 apresentam alguns efeitos especiais que foram usados no filme "Nosferatu Uma sinfonia do Horror" de 1922 como os efeitos das sombras do vampiro. Curiosamente o nome "A Sombra do Vampiro" foi usada como título de um filme em 2001 para contar a história de como foi produzido o filme "Nosferatu Uma sinfonia do Horror"

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quando Stoker lançou o livro Drácula ele tinha 50 anos. 15 anos depois do lançamento ele faleceu. Não chegou a ver filmes sobre o personagem e nem peça de teatro. morreu pobre como muitos outros grandes escritores. O último livro dele foi um que também virou filme.



Esta é a capa do filme (versão brasileira e versão estrangeira) baseado no último livro do Bram Stoker "the Lair of The White Worm - A maldição da Serpente.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Muitos livros, filmes, séries, novelas, histórias em quadrinhos e peças de teatro foram produzidas baseadas no livro Drácula.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Séries de TV sobre Drácula


Série Drácula - com o ator Jonathan Rhys Meyers - lançado em 2013 só teve uma temporada.





Drácula, The Series -  produção canadense do início da década de 90 que durou apenas um ano. 

==============================================================



Algumas histórias em quadrinhos criadas sobre Drácula










-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------





A Marvel que fez as Histórias em Quadrinhos do Conde Drácula também chegou a ter um desenho animado na década de oitenta em versão anime. Dracula, Sovereign of the Damned

 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



O Escritor Bram Stoker também foi homenageado neste debate em quadrinhos com o criador da Vampirella. 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Capas de Livros - Drácula - Bram Stoker



Veja mais capas dos livros Drácula neste link: 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Foi somente com grande dificuldade que Stoker escreveu seus últimos livros. Em 1905 sua saúde declinou sensivelmente. Naquele ano teve um derrame e logo a seguir contraiu a doença de Bright, que afeta os rins. Sua saúde deteriorou sensivelmente até sua morte, em sua casa, no dia 12 de abril de 1912. Possivelmente a mais importante de suas obrás literárias pós-Dracula, uma coleção de contos intitulados Dracula's Guest an Other Weird Stories (1914), foi publicada por sua viúva logo após sua morte. O conto "Dracula's Guest" era na realidade um capítulo eliminado de Dracula pelos editores, que acharam o manuscrito original muito comprido. "
Fonte: "O livro dos Vampiros" de J.Gordon Melton
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Algumas curiosidades no Brasil sobre o Conde Drácula 



Raul Cortez foi o Drácula no Teatro em 1986



O Ator Denis Carvalho interpretou o Conde Drácula na novela - O Beijo do Vampiro



Em 2010 o ator Luiz Carlos Miele interpretou o Conde Drácula no Zorra total junto com o Chico Anísio - Bento Carneiro o Vampiro Brasileiro.



No início da década de oitenta o Ator Rubens de Falco interpretou o Conde Drácula na novela da Tupi chamada de Drácula, uma história de amor. A novela não chegou a passar completa por causa da falência da emissora e tudo foi passado para a TV Bandeirantes que teve o seu nome alterado para - Um Homem Muito Especial - o roteiro era do Rubem Ewald Filho e a música tema era da Fafá de Belém.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



O dramaturgo Hamilton Deane obteve permissão para adaptar o romance para o palco. A peça estreou em junho de 1924 na cidade de Derby e, após várias apresentações na Inglaterra e na Escócia, estreou finalmente em Londres em 1927.Através de Deane, Florence Stoker viveu para ver o sucesso de Dracula, primeiramente no palco e depois em 1931 no cinema, numa versão da peça de Deane estrelada por Bela Lugosi. Após a sua morte em 1937, Dracula continuou a ser a obra literária mas frequentemente adaptada para o cinema, e seus principais personagens as figuras mais retratadas na tela, além de Sherlock Holmes. A adaptação mais recente do filme, Bram Stoker's Dracula, dirigida por Francis Ford Coppola, foi lançado em 1992. Em 1987, o Horror Writers of America instituiu um conjunto de prêmios anuais em seu campo de atuação, que batizaram de Bram Stoker. 
Fonte: "O livro dos Vampiros" de J.Gordon Melton

Abraços
Adriano Siqueira





Nenhum comentário: