quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O Mistério dos Leitores Desaparecidos




O Mistério dos Leitores Desaparecidos
Pode um livro destruir o mundo?


A investigadora Ana Lize estaciona o seu carro no local esperado. Era uma casa bem antiga com o chão cheio de cacos vermelhos como eram as casas na década de 70.  Tocou a campainha e espero por algum tempo. Uma senhora atendeu. Ela foi até o portão e o abriu para a investigadora entrar. Seu rosto mostrava preocupação. Sua neta havia sumido sem deixar pistas. Curiosamente isso tem sido frequente nestes dias. Muitas pessoas sumiram sem deixar pistas. Em menos de um mês ja constava mais de mil pessoas em vários estados brasileiros. Muitos cobravam explicações. Mas ninguém sabia o que realmente estava acontecendo. 
  
— Dona Regina sei que é um momento difícil, estamos fazendo de tudo para ajudar a resolver este mistério. Preciso ver o quarto da sua neta. 
— Vocês tem alguma pista em comum? algo relacionado com os outros que sumiram? 
— Temos pouca coisa. Todos apreciavam livros novos. Estilo suspense e horror. Um livro em especial foi lançado faz pouco tempo e parece que todos tinham está obra. 
— "Tormento Total". Este é o nome do livro. foi o último que ela comprou. Ele ainda está na cama dela. 
— Sim. É este mesmo o nome do livro.
— Deveriam prender o autor. 
— Ele está ajudando nas investigações. Seria prematuro prender um autor por causa de um livro. Não foram encontrados nenhum corpo e por isso nem podemos dizer que o caso é de assassinato. São desaparecimentos. O livro foi proibido de ser vendido até que tudo se esclareça. Tenho certeza que logo todos serão encontrados. 
— O livro foi lançado na terça-feira, e hoje é quinta-feira e já sumiram mais de mil leitores. 
— Alguém já leu o livro para descobrir algo.
— Foi a primeira coisa que fizemos e ainda tivemos a presença do autor. Era uma história de suspense sobre monstros. Mesmo assim nada aconteceu com ninguém. Quero dizer que ninguém sumiu por ler o livro. Porém todos sumiram logo após a compra do livro. Algumas pessoas que sumiram nem chegaram a ler todo o livro. Algumas páginas estavam marcadas. números aleatórios dependendo do cotidiano dos leitores, algumas liam de noite ou de dia. Nada descobrimos.
— Quando eu era mais jovem eu li um livro sobre alguns livros que matavam os leitores. 
— Sei qual livro é esse. é do autor Umberto Eco. o livro era "Em nome da Rosa" Mas já analisamos os papeis da impressão e não encontramos nada. Eu também tenho meu lado Geek. Já li uma história em quadrinhos de aventuras do Homem-Aranha com o Demolidor e eles tentam impedir que um jornal seja distribuído por causa da tinta usada que matava as pessoas. O vilão era o Dr. Octopus. Mas como já disse investigamos todo o material do livro. Não achamos nada suspeito Dona Regina.
— Eu gostaria de poder ajudar mais Ana.
— Regina. Qualquer notícia que tiver sobre sua neta entre em contato. Farei o mesmo se eu souber algo sobre ela.
Ana Liza entra no carro e fica com o mistério na cabeça.
 — Os livros sempre foram uma ótima forma da gente fugir um pouco deste mundo. Não seria nada bom as pessoas começarem a desaparecer. Mas o que?...
Um carro desgovernado vem em direção a investigadora e ela tem apenas alguns segundos para desviar. O outro carro bate em um muro. Ana saí do carro e corre para ver se existe alguém ferido mas ela só encontra o livro dentro do carro e mais nada.
— Isso está indo longe demais. O motorista desapareceu e o livro estava jogado no chão. 
O Autor do livro é convidado por um programa de TV. Neste programa ele explica que o livro foi recolhido pela editora e até que o caso dos desaparecimentos seja resolvido a venda do livro está suspensa tanto na forma física como na digital. Mesmo que na forma digital ainda não tenham provas de pessoas desaparecidas. Tudo era um grande mistério. As pessoas continuavam sumindo. No dia seguinte, já existiam cem mil pessoas desaparecidas e isso intrigava até a editora pois mandaram produzir apenas três mil livros e eles já haviam recolhido tudo. A população estava com medo. Ninguém mais queria comprar livros com receio de sumirem. As livrarias estavam vazias. Todos estavam querendo saber mais notícias sobre os desaparecimentos. Mesmo com as livrarias e editoras incentivando os leitores a continuarem a comprar livros o público não aparecia. Este mistério estava deixando as livrarias sem recursos. Sem as vendas, não havia como se manter. As livrarias foram fechando as portas. Algumas maiores tinham outros produtos. mesmo assim o medo de chegar perto de algum livro afastava o público. 
Em uma semana foram anunciados mais de um milhão de desaparecidos. O mundo estava em pânico. Os livros começaram a serem jogados fora. Ninguém mais queria livros em casa. As pessoas estavam proibidas de lerem livros. as escolas e bibliotecas colocaram os livros em grandes caixas fechadas e lacradas. Mesmo com algumas pessoas dizendo que os livros não tinham culpa, nada adiantava. O autor foi preso mesmo não tendo provas suficientes. A população queria linchá-lo. Para todos, ele era o culpado por tudo que acontecia. 
Em alguns lugares o autor virou um profeta. Para alguns, o livro estava anunciando o fim do mundo. 
O Brasil era o único país que passava por este fenômeno. em menos de um mês cem milhões de habitantes haviam desaparecido. Nada foi descoberto. O autor do livro se suicidou na própria cela onde estava preso. Alguns diziam que foi assassinado em uma emboscada.
Todos os países investigaram estes misteriosos casos de desaparecimento. Mas nenhum deles foram ao Brasil. O país estava em quarentena. Tudo foi investigado pelos dados que existiam na internet. Muita especulação sobre um novo vírus, mas nenhum corpo havia sido encontrado. 
Quando o mistério completou dois meses o país estava completamente vazio. Não existia mais nenhuma vida humana. Todos haviam desaparecido. Os países vizinhos estavam em clima de guerra. Como um país com 204 milhões de habitantes poderia desaparecer, sem guerra, sem bombas, sem vírus, sem doença e sem aviso. 
O mundo todo estava preocupado. Poderia acontecer com outros países? O que realmente aconteceu com o Brasil? Nada foi destruído, Nenhum corpo foi encontrado. O mistério deixou muitos países sem sono. 
Um grupo de cientistas foi enviado para o Brasil. Usavam todo o tipo de proteção possível e sabiam que poderiam desaparecer, mas qualquer pista valeria o sacrifício. 
O grupo era constituído por oito pessoas. cada um especialista em vários campos. Procuraram o foco de tudo. O livro. Finalmente o encontraram.
Havia algo errado. A capa do livro não tinha as mesmas cores mostradas na internet. Um dos especialistas disse que por causa da luz do local e do clima a cor vista no país era diferente. Com uma analise mais profunda foi descoberto que a ilustração era inédita. Como o autor do livro não existia mais, coletaram o que puderam para tentar descobrir de onde a ilustração veio. Tudo que descobriram é que a ilustração era de uma tribo indígena e foi dado para a família do autor. mostrava um Brasil abandonado pois a terra era sagrada jamais deveria ser habitada.  Com tudo descoberto a conexão foi brutalmente interrompida. 
Eles estavam andando em uma rua deserta na cidade e começaram a ouvir muitos barulhos vindo de todos os lugares. 
Os oito pesquisadores ficaram impressionados com o que estavam presenciando. O medo tomou conta dos seus corações. Cada um deles olhavam para o outro pois sabiam que jamais sairiam vivos dali, 
Crianças. Crianças por todos os lugares. Armadas com todo o tido de arma existente. Uma delas começou a falar.
— Adultos! Vocês sempre acharam que podiam nos censurar. Proibindo de ler tudo o que quiséssemos e as vezes se recusavam de ler para a gente. Nos ignoravam completamente. 
Todos ouviam a voz do menino.
— Descobrimos a ilustração do livro através de um amigo das estrelas. Enviamos a ilustração em uma carta falsa para o autor dizendo que era da família dele e era para ser usada na capa. A ilustração era uma chave. Abria uma dimensão para outro mundo sem ferir ninguém. A capa do livro não tinha efeito quando vista pela internet. Por isso uma criança de uma região foi escolhida para ter e livro e mostrar para todos. Mostramos as capas para os adultos Só mostrar já era suficiente mesmo que o adulto fosse deficiente visual ele sentiria o poder da ilustração. Todos que estavam neste país foram para outro mundo e nunca mais voltarão. Finalmente temos a paz que tanto queríamos. Podemos fazer tudo agora. Ler, jogar e brincar. E quando vocês desaparecerem. Nenhum país enviará mais ninguém para este país. Seremos livres e nunca vamos nos preocupar com uma invasão. Mas se isso acontecer mostramos a capa do livro e eles vão desaparecer. 
Um dos pesquisadores pergunta.
— Mas quando vocês forem adultos? O que acontecerá com cada um? 
— O homem das estrelas que nos deu esta ilustração disse que não funciona quando as crianças já conhecem a imagem. Quando formos adultos ela não terá efeito em quem já conhece e viu o livro. 
— Vocês não podem fazer isso! 
— E vocês podem nos censurar sempre? 
— Era para o bem de vocês, 
— Só por serem adultos não significa que vocês são certos em tudo. Brigam o tempo todo. Fazem guerra, maltratam o mundo, são gananciosos, são egoístas, assassinos, ladrões e destruidores. Merecem ter este fim. Agora vejam as capas. Podem fechar os olhos a energia já pegou vocês. Nunca mais verão a terra novamente. 



Abraços
Adriano Siqueira
  

    

  




Nenhum comentário: