Páginas

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Mundo da Leitora entrevista Maria Ferrreira Dutra

 





Livros da autora Maria Ferreira Dutra


Entrevista da Maria Ferreira Dutra para o Mundo da Leitora @mundodaleitora instagram

Maio de 2020 

      

 1) Fale um pouco sobre você!   


    Meu nome é Maria Ferreira Dutra,  sou escritora desde junho de 2019.  

Trabalho com criação na arte de esculpir e desenhar, Sou , divulgadora e revisora no blog . Contos de vampiros, romances  e outros.  Meus caminhos na escrita incluem tambem trabalhos com a família Neculai Desade, Personagem vampirico criado pelo escritor Adriano Siqueira ,  entre outros textos ligados a literatura infanto juvenil.            


     2) Como começou seu interesse  pela escrita? Lendo os contos do escritor  Adriano Siqueira,  tomei gosto pelo  personagem Neculai Desade e a cada leitura eu o  perguntava mais e mais sobre o personagem e quando vi , já estava sugerindo  novas mudanças na vida do protagonista que hoje tem uma grande  família . E que bom que o Adriano  aprovou a minha  percepção e assim  fui me empenhando cada dia mais , surgia uma idéia  eu ia passando para ele   e assim fui   tomando  gosto pela escrita. Hoje temos mais de 100 histórias  em parceria e estamos em constante produção.                    


      3 Quais são as sua publicações  até o momento?        Venho publicando contos, poesias  e criação de novas  lendas.          


   

      4) Há algum gênero que nunca considerou escrever?

A cada momento aparece um novo gênero, esse sobre historias do novo virús, pode mudar muito a estratégia de akgumas editoras que se baseavam em filmes que iriam estrear daqui dois anos. O ano dos gêneros será reavaliado. Muitos projetos podem esperar. Tudo depende desse novo rumo que o mundo está tomando. Somos escritores e por isso estudados muito como os gêneros literários vão se encaixar. E estamos sempre passando por um processo de renovação. Isso faz a gente verificar um tema que eu nunca quis escrever mas que agora é oportuno.




  5) Não tenho nenhum ritual para a preparaçào da escrita.


 Prefiro escrever pela manhã, é  quando penso melhor,  mas a melhor hora para escrever é a hora que surge a inspiração e se não der para se naquele momento,  anoto às  ideias e escrever no momento mais tranquilo , o silêncio e a serenidade da noite também me ajudam a articular meus pensamentos. Não tenho nenhum ritual para a preparação da escrita.





Resenha - Um Cântigo de Natal e outras histórias

 



🎄Resenha #23 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿⭐️⭐️⭐️⭐️

Por: Vanessa Matos

@vanessamatosreal 

Livro: Um Cântico de Natal e Outras Histórias

Autor: Charles Dickens

Editora: Martin Claret (@editoramartinclaret)

Tradução: Roberto Leal Ferreira


O livro é composto por oito contos: 

-Festas de Natal;

-A história dos duendes que raptaram um coveiro;

-Um episódio de natal de O relógio do Senhor Humphrey;

-Um cântico de natal em prosa que é uma história natalina de fantasmas;

-O homem possesso e o pacto com o fantasma;

-Uma árvore de natal;

-O que é o natal quando ficamos velhos;

-Os sete viajantes pobres.


Esses contos são ambientados na Inglaterra, em épocas de Natal, proporcionando um misto de histórias tanto de suspense quanto de um sentimento de tristeza ao passar o Natal na solidão. 


Os contos apresentam cenas repletas de neve e lareiras, além de transportar o leitor para o ambiente mágico do Natal. 


A leitura é muito boa. A capa do livro é linda, além de incluir ilustrações e títulos com detalhes dourados no interior do livro. Recomendo.


#Natal #book #booklover #literatura #resenhas #resenha #livro #charlesdickens #leituraobrigatoria #leitorescompulsivos #cultura

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

O vampiro Neculai Desade o livro





 Para os fãs do vampiro Neculai Desade, o livro será lançado em 2021 











Especial de natal

 





Arte Maria Ferreira Dutra


Sabrina a noiva da neve será o especial para o dia de natal 

conto de Maria Ferreira Dutra com com autoria de Adriano Siqueira . Narração de Kátia o. Andrade.

Cássio witt é o apresentador do novo programa contos sombrios.

Canal milhas e milhas no YouTube!












terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Sobre Lobisomens

 




Sobre lobisomens 

Texto  

Adriano Siqueira





Os vampiros e os Lobisomens sempre estiveram bem próximos.
As lendas dos dois seres sobrenaturais tornaram-se comum na literatura, nos filmes nos quadrinhos e tomaram força no RPG. Um sempre acompanhando o outro, seguindo praticamente uma ordem cronológica de quando o assunto Lobo entrava era porque os assuntos sobre vampiros já estavam em alta.
A história da humanidade é compartilhada pelos deuses animais para demonstrar poder e força. Existem muitas crenças religiosas que caminham sempre em devoção aos animais, tanto no Egito, na India ou no Japão. Verdadeiras feras ou animais que se tornam religiosos e abençoados, por vezes intocáveis e sagrados. Estes deuses geralmente nasciam de uma união sagrada de um animal com um humano como no caso de Buda quando sua mãe sonhou que estava com um elefante. E Maria que antes de ter Jesus teve a visita de um pombo.
Em Roma , a origem sobre Rômulo e Remo (não é um conjunto sertanejo) amamentados por uma loba chegou a virar um símbolo dos grandes adoradores de licantropia.
Lycaon era um grande rei que foi amaldiçoado por Zeus e foi transformado em lobo.
Vrykolakas (que também é vampiro) chegou a ser comparado com um ritual eslavo onde o homem se vestia como lobo.
Os dácios, povo que fazia parte da romênia chegavam a fazer rituais para receber o espírito do lobo.
A grande partipação dos lobos sobre o homem vinham sempre através dos rituais e grande parte dos vampiros dominavam estes espíritos pois os lendários vampiros tinham o poder de comandar todas as criaturas noturnas e o lobo faz parte destas criaturas.
É curioso perceber a lenda do lobisomem no Brasil é muito mais forte do que a dos vampiros.
A primeira novela a falar sobre lobisomens foi a novela Saramandaia (1976), em que o professor Aristóbulo (Ary Fontoura) se transforma em lobisomem.
Esta lenda brasileira sobre lobisomem é muito conhecida no estado de Minas Gerais onde algumas portas eram arranhadas á noite e as marcas eram bem em cima da porta.
Na década de 70 com a criação de revistas de terror a Marvel também tinham os seus lobisomens nas maravilhosas histórias do Jack Russel e também do filho do JJ Jamerson, John Jameson o homem-lobo, inimigo do Homem-Aranha e muitos desenhistas nacionais também escreviam e faziam histórias de lobisomens.
Nesta mesma década também tinhamos os desenhos animados ao qual destaco o Bicudo, o lobisomem que não precisava se transformar a noite, apenas olhando uma foto de lua cheia era o suficiente para se transformar e ajudar os amigos.
E não devemos esquecer o famoso seriado que passava na globo chamado de “O Lobisomem Ataca de Novo” que passou quase no final da década de 80
Aqui no Brasil além da novela Saramandáia tivemos ainda a força nas histórias em quadrinhos. Na década de 80 existiam as “HISTORIAS REAIS DE LOBISOMEM” da editora Capitão Mistério.
O brasileiro Marcos T. R. Almeida, grande conhecido produtor de muitos curtas de terror, produziu também em quadrinhos em 2007 o “Horror do Lobisomem”
E até o Maurício de Sousa homenageou o lobisomem fazendo o Lobi e que agora vai para o cinema com toda a turma do Penadinho.
O Brasil terá em breve um filme gravado por aqui sobre lobisomens, O nome do Filme é “Lobo” onde um homem vai descobrir suas origens de lobisomem na Amazônia. Este filme será dirigido por Ezna Sands.
Estas são apenas algumas curiosidades que encontramos no Brasil sobre lobisomens.
Embora o lobisomem signifique o lado masculino da humanidade por apenas aceitar indivíduos machos na maior parte da sua alcatéia, era muito raro que os lobos tivessem relações com várias mulheres, pois os lobisomens aceitariam apenas uma mulher de confiança e esta mulher é simbolizada como uma mãe que cuida deles quando eles se machucam em suas batalhas. É comum ver, nas lendas de alcatéias, uma mulher andando entre os lobos. A amizade e o amor que os lobos tem pelos seus irmãos é superior ao dos vampiros. Eles protegem os irmãos mais fracos e este amor é raramente substituído por uma mulher. A alcatéia é intocável e só uma mulher, escolhida entre eles, tem a confiança da alcatéia para cuidar e dar o equilíbrio necessário para mantê-los sempre unidos.







domingo, 13 de dezembro de 2020

Resenha Vanessa Matos

 



Resenha #21 🇺🇸⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

por Vanessa Matos 


Livro: Como não ser um babaca: Guia de etiqueta para o cotidiano

Autora: Meghan Doherty

Editora: Intrínseca (@intrinseca)

Tradução: Edmundo Barreiros


“(...) o bullying é fácil de identificar: é tirar sarro de pessoas e seus interesses de maneira que as ridicularize. É tipicamente uma forma preguiçosa de tentar se sentir superior.”


Quando eu comprei esse livro, pensei que ele passaria um tipo de conteúdo, mas era algo muuuito melhor! 


Ele fala sobre a forma com que as pessoas devem agir no trabalho, na escola, no relacionamento, enfim, na sociedade como um todo.


Com diversas ilustrações, que mostram conversas entre bonequinhos super fofos, o livro leva o leitor à reflexão de como ele está agindo com o próximo, instruindo no que deve ou não dizer para não parecer um babaca. 


O que me chamou mais atenção foi a parte do bullying, quando em diversas situações uma pessoa fala mal do corpo, ou da aparência, da outra, o que pode gerar diversos problemas para quem recebe a crítica, que soa como mal educada, sem noção e irresponsável, podendo fazer com que a pessoa passe a enxergar defeitos que nao via antes e até fazer com que a pessoa pare de se amar.


Enfim, é um livro relativamente curto, mas que tem o poder de transformar muitas ideias. Recomendo! 


#bullying #book #amoler #booklover #literatura #literatopeia #livros #leitorescompulsivos #leituraobrigatoria #sociedade #respeito #editora #autores #naoseja #resenha

sábado, 12 de dezembro de 2020

Entrevista com Maria Ferreira Dutra

 


ENTREVISTA COM MARIA FERREIRA DUTRA


1-  Adriano: Quais gêneros gosta mais pra escrever e desenhar?  Ficção, contos de fantasias para crianças e adultos, histórias de suspense e terror?

Maria Dutra - Gosto de todos citados aqui,  mas o qual tenho me dedicado mais no momento é o gênero terror. Desde o ano passado tenho lido mais esse gênero e este ano tenho participado de algumas antologias ligadas a essa linha.

Meu primeiro conto de terror foi Sabrina, a Noiva da Neve, depois o Aniversário da Amal a filha do Neculai e China Girl, os dois de minha autoria com participação do Escritor Adriano Siqueira.


SABRINA A NOIVA DA NEVE - uma das criações da Maria Dutra

O ANIVERSÁRIO DA AMAL - criações do gênero terror da Maria Dutra 


2 - Adriano: Você trabalha muito com arte. Seus estilos são baseados em algo que acontece no dia ou você faz arte que vem da sua imaginação? 


Maria Dutra - Faço arte a partir de imaginações ou sonhos. Tenho duas obras que desenhei tiradas do meu sonho, uma delas dei o nome de sonho onde sonhei com figuras geométricas e uma espécie de mão, dedos com olhos. Tentei chegar bem próximo ao que eu vi em meu sonho.  E tem uma arte mais recente,  que é a figura de um homem multifacetado, com corpo de pedra e cabeça de homem. Tive outros sonhos com figuras , mas não as representei por conta da correria  do dia a dia. 




Veja outras artes nesse link: 

https://contosdevampiroseterror.blogspot.com/2020/06/a-arte-abstrata-da-artista-maria.html?m=1


3 - Adriano: Você gosta de estudar sobre o que escreve e faz pesquisas e assiste filmes e documentários antes de escrever ou pintar algo?


Maria Dutra - Prefiro fazer arte ou escrever desenvolvendo a história  do meu imaginário. Gosto de criar e renovar, mas não significa que eu não vá estudar algum assunto ao qual futuramente eu venha a escrever. 

"Estudar o assunto é fundamental. Enriquece seu conhecimento e a sua história." 



4 - Adriano: Você acha que esse mundo novo que estamos vivendo deve ter mais produção e trabalhos com arte e escrita?


Maria Dutra-  "Sem arte não existe beleza na vida."

A arte está ligada ao ser humano desde os primórdios com seus desenhos nas cavernas, suas vasilhas de barros, ferramentas, utensílios, roupas, etc. Nós, seres humanos, precisamos da arte para completar a nossa vida, diferente dos animais irracionais que já nascem completos. Por isso estamos sempre criando, inventando escrevendo.


 5- Adriano: Você começou a participar com seus desenhos e historias nos livros nesse ano. Qual a mensagem para as pessoas que querem entrar nessa area?

Maria Dutra - Que deixem a arte saírem de dentro de vocês,  pois a arte alimenta a alma, nos traz liberdade, inspiracão,  arte é leitura.  

Se mostre, nos mostre a sua arte.


Muito agradecido pela entrevista.


Biografia 

Maria Ferreira Dutra mora no Rio de janeiro e já morou na China em 2019. Participa ativamente com a sua criatividade e ideias nos seus trabalhos ligados a arte em geral e criou muitos personagens e desenhos incríveis que podem ser vistos em seu perfil no instagram @mariafsdutra ou 

É uma artista muito profissional e em seus inúmeros trabalhos artísticos, sempre aborda assuntos atuais e movimentos que defendem os direitos de uma sociedade que precisa de apoio e esclarecimento. 

É citada como autora criativa na revista LCB e também no site da Academia Poética Brasileira 

Escreve para o blog contos de vampiros e terror e também para o Recicla Leitores. A Academia Poética Brasileira a homenageou em 2020 com a Comenda Charlie Chaplin a autora pelos seus trabalhos no cenário nacional da Literatura e Arte. 

Livros que participou: "Eles Existem" volume 4 "Bestiário" vol. 1,2 e 3 e Indílico Concilio.





ELES EXIITEM -VOLUME 4

Link para compra 

https://sacola.pagseguro.uol.com.br/41656d15-9170-4781-9f33-19980eb757b1

Organização do livro Eles existem

@jamesgallagherjunior 

Editora @darkbooks021 


#livros #leitura #vampiros #antologia #livros2020 #lançamento #novidades #literatura #culturapop #biblioteca #leitores #leituracompartilhada #ler

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Programa Contos Sombrios




Estreia hoje no Canalmilhasemilhas no YouTube o Programa Contos Sombrios 

Com o apresentador Cássio Witt o programa foi produzido para os fãs de histórias de terror. 

A série é apresentada nas sextas-feiras e o público vai conhecer uma variedade de contadores de histórias narrando várias de autores nacionais. 

Contos Sombrios é uma boa série de entretenimento para os que gostam de histórias sombrias e sobrenaturais. 

No primeiro programa, Vanessa Matos apresenta a história de vampiros Desejos Sombrios do escritor Adriano Siqueira.

Em sua continuidade muitos narradores e escritores participam Kátia Andrade Adriano Siqueira Maria Ferreira Dutra e muitos outros.

É um programa inovador. É importante ter uma forma de expandir contos narrados desse gênero como acontecia nos antigos programas de rádio. 

Desejamos muito sucesso para esse novo capítulo na história do terror nacional. 

Onde comprar "Eles Existem" volume 4

 



O livro "Eles Existem" é uma antologia de 4 Volumes 

Segue abaixo alguma informações 






terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Vampiros de Areia - Resenha

 




Resenha #20🇧🇷⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

por Vanessa Matos 

Livro: Vampiros de Areia

Autor: Mhario Lincoln

Ilustração: Aline Calli

Editora: Monocrommo Palavra e Verso


O livro é uma graphic novel maravilhosa, que possui inúmeras ilustrações, onde mostram as personagens com seus devidos balõezinhos, a fim de mostrar a evolução dos diálogos.


A narrativa se passa no Egito e acredito que o título do livro “Vampiros de Areia” faça referência ao deserto do Saara (o qual se estende por mais de 10 países na África, incluindo o Egito), pois fala sobre o faraó Tutancâmon, que reside no Egito, e que nesse caso é bastante diferenciado, pois deseja criar um exército de vampiros.


A narrativa utiliza o recurso da mitologia egípcia, quando cita alguns deuses e constelações, os quais, junto das amazonas, participam da luta contra o poder das trevas, ou seja, contra o faraó e seu exército de morcegos gigantes.


O livro, ainda que seja curto, possui várias reviravoltas, surpreendendo o leitor. 


Amei a experiência de resenhar uma graphic novel e recomendo muito a leitura! 


#graphicnovel #book #resenha #literatopeia #amoler #livros #cultura #literatura #leitura #booklover