Páginas

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Os Fantasmas - Matéria - Adriano Siqueira

 




Os Fantasmas

Texto e Arte: Adriano Siqueira

Instagram @adrianosiqueiraescritor

Email: siqueira.adriano@gmail.com


Desde o início dos tempos ouvimos relatos de fantasmas e aparições sobrenaturais de todas as formas. logo cedo quando somos crianças já apareciam desenhos animados  com figuras e personagens transparentes e de cor branca que logo a criança ja identifica como um fantasma. Gasparzinho e o bugui com o pirata e séries infantís animadas com fantasmas doninavam a mídia e as tvs. Essas lendas são trazidas na maioria das vezes pela inglaterra em suas histórias macabras. Existem também o fator do ectoplasma que eram energias deixadas pelos fantasmas e que eram encontradas em muitos locais onde viam os seres sobrenaturais. 

O interessante é que nem sempre o fantasma era um ser  humano. Os animais domésticos e as casas assombradas é o que mais aparecem nos relatos sobre fantasmas. Geralmente por maus cuidados os animais de estimação voltavam com sede de vingança e esses relatos serviam como um alerta. Cuide  bem do seu animalzinho de estimação ou ele voltará. 

O mundo fantasmagórico é carregado de lendas. mas raramente de encontrava fantasmas de dia. o Fantasma do barba Azul e o Cavaleiro sem cabeça eram envolvidos em seus proprios habitats. Florestas e mares. Mas casas Assombradas sempre tinha algo com o passado como no caso do Castelinho em São Paulo ou mesmo o caso do Joelma que antes de ser contruído tinha uma casa com poço onde tinha gente morta e qua acabou morrendo mais gente com a aberturs do buraco e os incêndios ao redor do edifício Joelma nos dias de hoje  ainda aconteciam. eu mesmo morei no anhangabaú e vi incêndios pequenos em boa parte da redondeza.

Anhangabaú era antes um rio que foi tampado e o nome foi baseado no rio venenoso. essas lendas de fantasmas pelo centro velho de São Paulo eram comuns. Existem muitas em cada casarão. pesquisas sobre fantasmas é algo que rende muito assunto.Carros assombrados  São os melhores para curiosidades do público e carregadas de muita adrenalina por isso contos e relatos sobre carros assombrados é algo que impressiona até hoje pois veículos fazem parte do nosso cotidiano. Casas e prédios e até uma pensão atrai curiosos. As pensões populares trazem gente de todos os cantos e nem todos tem um final feliz. Alguns morrem na pensão e isso deixa os moradores nos quartos muito assustados. Muitos ouvem ruidos e gritos na madrugada e slguns wue vivem na pensão por msis tempo sabe bem quem morreu e que pode estar sssombrando o local. 

Os fantasmas geralmente não sabem que estão mortos. entidades voltam para o seu lugar de origem normalmente e tentam viver o seu cotidiano como quando eram vivos. As vezes essas assombrações ficam por séculos nas casas e vivem seu coridiano diário que acaba assombrando os novos moradores. Esses fantasmas devem ver suas imagens, fotos de sua vida e principalmente da sua morte pois se eles acham que estão vivos então vão continuar a sua vida mesmo que ela não mais exista. 

Algo que muitos perguntam é se o fantasma pode possuir alguém. Cada fantasma tem a sua fonte de poder e o que deixam eles enfurecidos e não acreditar neles. Fantasmas também tem egos e eles gostam de aparecer. Gostam de mostrar a sua força e meter medo e pavor. quando se scredita na existência de um fantasma, ele geralmente deixa pistas de onde veio e o que querem. 

Muitos truques foram usados para se ter um conferência com seres sobrenaturais. Os instrumentos eram ter alguém que pudesse se comunicar ou a tabua de Oija ou a lenda do copo virado. As Creepy Pastas na internet tem muitos truques de câmera porém alguns são bem assustadores. 

O universo fantasmagório dos dias de hoje estão mais aprofundados. Programas sobre caçadores de fantasmas tem aparecido mais. Relatos de criaturas aparecem e atrai caçadores de todo o mundo. 

Mistérios são sempre um atrativo e existem muitas lendas para serem descobertas. 

A tecnologia tem ajudado muito a desvendar casos atuais  e muito do que era sem explicação hoje já é algo comum. 

É importante o conhecimento científico, pois muito que se vê nas ações fantasmagórias tem uma explicação plausível.

a investigação sobre fantasmas em um local pode levar um bom tempo. No caso de uma casa assombrada, deve-se investigar os antigos moradores a vizinhança e até  como o terreno surgiu e se teve algo envolvido com mortes e sofrimento, suicidio, assassinato, etc. 

As vezes nossa mente brinca com nossos olhos e nem sempre o que vemos é real. Somos tapiados pelos nossos próprios sentidos. A falta de conhecimento é grande parte do motivo de ter muitos casos sobrenaturais. Levar choques em fechaduras pode ser efeito de estáticas por causa de um sapato arrastar pelo carpete ou ficar muito tempo em um local com ar condicionado ligado. 

Somos vítimas do que não conhecemos. 

Mas nem tudo é ficção. Muitos relatos não tem como explicar. Fantasmas e vultos eram muito vistos na Avenida paulista na Década de 80. trabalhei lá e vi e ouvi muitos falando de um índio que passava pelas janelas. Era algo que gerava uma certa lenda ao redor. 

Hoje em dia essas noticias aparecem mais rapidas nas redes sociais e a internet. Certamente com o tempo, vejo que teremos muito mais fantasmas aparecendo do que caçadores resolvendo casos fantasmagóricos, pois as lendas tem o poder de expandir bem mais do que a solução delas. 


Texto: Adriano Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário