O Sangue dos Vampiros - clique aqui

O Sangue dos Vampiros - clique aqui
conheça mais sobre o livro O Sangue dos Vampiros - 2017

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Bram Stoker nasceu em 8 de novembro de 1847

8 de novembro nascimento do escritor Abraham "Bram" Stoker



Abraham "Bram" Stoker  nasceu no dia 8 de novembro de 1847

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O romancista irlandês Bram Stoker é conhecido até hoje por escrever o romance gótico Drácula. Nesta obra o escritor mostrou por completo como é o vampiro que conhecemos até hoje. 


Stoker estudou em Dublin na Irlanda, e é lá que existe a maior biblioteca do mundo. Só depois de casar com a sua mulher Florence, ele se mudou para Londres trabalhando como agente de um ator. Nas horas vagas escreveu muitos contos, poemas e muitas outras obras mas o livro Drácula é a sua obra mais famosa. 


Lançado em 1897 o romance gótico Drácula vende muito até hoje e é um fenômeno literário pois a cada ano temos um novo relançamento sobre esta obra. A imagem acima mostra como era a primeira edição do livro Drácula. 

Curiosidades
"Na época em que Drácula foi publicado, Stoker realizou uma leitura do texto em quatro horas. Este estranho evento foi apresentado, completo e com anúncios de sua versão cênica, Drácula, (The Un-dead), no Lyceum, para proteger a trama e o diálogo de furto literário. Havia membros da companhia do Lyceum presentes ao evento, sendo essa a única representação dramática de Drácula durante seu período de vida. "
Fonte: "O livro dos Vampiros" de J.Gordon Melton

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Um selo do Bram Stoker produzido na Romênia em 2004



Selos comemoração produzido na Irlanda - Bram Stoker 100 anos da sua morte - feito em 2012

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Alguns Filmes sobre Drácula
Drácula - Bela Lugosi  1931


O filme Drácula de 31 foi produzido duas vezes e uma era uma versão em espanhol que era gravado com as mesmas roupas mas com outros atores e era gravado de noite enquanto que o filme com o Bela Lugosi era gravado de dia.

Christopher Lee foi o ator que mais interpretou o Conde Drácula no cinema.

Jack Palance interpretou Drácula e a sua atuação foi tão impressionante que o desenhista Gene Colan usou com base para fazer as famosas histórias em quadrinhos "A Tumba de Drácula" da Marvel.

Drácula de 1979 com o ator Frank Langela é considerado até hoje um dos melhores filmes do Drácula embora os nomes dos personagens Lucy e Mina tivesse uma ordem invertida a história é bem produzida. 

A comédia "Amor à primeira mordida" 1979 com o George Hamilton é ainda uma das melhores comédias já produzidas sobre o Conde Drácula pois mostra o conde na era atual sendo despejado do castelo e tento que morar em um subúrbio em New York.

Drácula de Bram Stoker lançado em 1992 apresentam alguns efeitos especiais que foram usados no filme "Nosferatu Uma sinfonia do Horror" de 1922 como os efeitos das sombras do vampiro. Curiosamente o nome "A Sombra do Vampiro" foi usada como título de um filme em 2001 para contar a história de como foi produzido o filme "Nosferatu Uma sinfonia do Horror"

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quando Stoker lançou o livro Drácula ele tinha 50 anos. 15 anos depois do lançamento ele faleceu. Não chegou a ver filmes sobre o personagem e nem peça de teatro. morreu pobre como muitos outros grandes escritores. O último livro dele foi um que também virou filme.



Esta é a capa do filme (versão brasileira e versão estrangeira) baseado no último livro do Bram Stoker "the Lair of The White Worm - A maldição da Serpente.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Muitos livros, filmes, séries, novelas, histórias em quadrinhos e peças de teatro foram produzidas baseadas no livro Drácula.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Séries de TV sobre Drácula


Série Drácula - com o ator Jonathan Rhys Meyers - lançado em 2013 só teve uma temporada.





Drácula, The Series -  produção canadense do início da década de 90 que durou apenas um ano. 

==============================================================



Algumas histórias em quadrinhos criadas sobre Drácula










-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



A Marvel que fez as Histórias em Quadrinhos do Conde Drácula também chegou a ter um desenho animado na década de oitenta em versão anime. Dracula, Sovereign of the Damned

 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


O Escritor Bram Stoker também foi homenageado neste debate em quadrinhos com o criador da Vampirella. 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Capas de Livros - Drácula - Bram Stoker



Veja mais capas dos livros Drácula neste link: 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Foi somente com grande dificuldade que Stoker escreveu seus últimos livros. Em 1905 sua saúde declinou sensivelmente. Naquele ano teve um derrame e logo a seguir contraiu a doença de Bright, que afeta os rins. Sua saúde deteriorou sensivelmente até sua morte, em sua casa, no dia 12 de abril de 1912. Possivelmente a mais importante de suas obrás literárias pós-Dracula, uma coleção de contos intitulados Dracula's Guest an Other Weird Stories (1914), foi publicada por sua viúva logo após sua morte. O conto "Dracula's Guest" era na realidade um capítulo eliminado de Dracula pelos editores, que acharam o manuscrito original muito comprido. "
Fonte: "O livro dos Vampiros" de J.Gordon Melton
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Algumas curiosidades no Brasil sobre o Conde Drácula 



Raul Cortez foi o Drácula no Teatro em 1986



O Ator Denis Carvalho interpretou o Conde Drácula na novela - O Beijo do Vampiro



Em 2010 o ator Luiz Carlos Miele interpretou o Conde Drácula no Zorra total junto com o Chico Anísio - Bento Carneiro o Vampiro Brasileiro.



No início da década de oitenta o Ator Rubens de Falco interpretou o Conde Drácula na novela da Tupi chamada de Drácula, uma história de amor. A novela não chegou a passar completa por causa da falência da emissora e tudo foi passado para a TV Bandeirantes que teve o seu nome alterado para - Um Homem Muito Especial - o roteiro era do Rubem Ewald Filho e a música tema era da Fafá de Belém.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



O dramaturgo Hamilton Deane obteve permissão para adaptar o romance para o palco. A peça estreou em junho de 1924 na cidade de Derby e, após várias apresentações na Inglaterra e na Escócia, estreou finalmente em Londres em 1927.Através de Deane, Florence Stoker viveu para ver o sucesso de Dracula, primeiramente no palco e depois em 1931 no cinema, numa versão da peça de Deane estrelada por Bela Lugosi. Após a sua morte em 1937, Dracula continuou a ser a obra literária mas frequentemente adaptada para o cinema, e seus principais personagens as figuras mais retratadas na tela, além de Sherlock Holmes. A adaptação mais recente do filme, Bram Stoker's Dracula, dirigida por Francis Ford Coppola, foi lançado em 1992. Em 1987, o Horror Writers of America instituiu um conjunto de prêmios anuais em seu campo de atuação, que batizaram de Bram Stoker. 
Fonte: "O livro dos Vampiros" de J.Gordon Melton

Abraços
Adriano Siqueira


----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Drácula. A lenda e suas curiosidades

HQ - Clássicos do Pavor - nr 01 - 1976 - História do Drácula do Bram Stoker em quadrinhos. ‪#‎Drácula‬ ‪#‎vampiros‬


coleção Adriano Siqueira
https://www.facebook.com/adriano.siqueira


----------------------------------------------------------------------------------------------------------


"Carta para Bram Stoker

Sei que o senhor deve ser um homem ocupado, mas preciso muito da sua ajuda. Depois que criou o personagem Drácula tenho me sentido diferente, algo como se eu descobrisse que não sou um mero humano. 

As pessoas que me conhecem perceberam que não sou mais o mesmo.

Uma sede sobrenatural tem invadido minha alma. Minha vontade de sair com os humanos já não existe mais. Apenas sinto vontade de conhecer este mundo que me domina. 

A escuridão e a vontade de ficar escondido têm aumentado a cada dia. Não saio mais de dia. Apenas quando chega as horas noturnas sinto vontade de sair.

Cada dia escrevo algo sobre vampiros. A cada dia eu procuro algo sobre eles. 
Cada dia... me sinto obcecado pelo tema vampiros e sinto que eles me observam.

Não estou louco. Tem um vampiro lendo esta carta enquanto escrevo. Estou rodeado de cadáveres sem sangue.

Preciso da sua ajuda Sr. Bram.



Assinado... Van Helsing"

----------------------------------------------------------------------------------------------------------


O QUE É UM VAMPIRO
substantivo masculino
ente imaginário que sai de noite da sepultura para sugar o sangue das pessoas, sobretudo crianças;

ZOOLOGIA
nome vulgar extensivo a alguns morcegos, em especial aos verdadeiros hematófagos da América tropical que sugam o sangue de alguns animais (incluindo o homem adormecido), e que são também acusados de transmitir ao gado a raiva bovina;

Popular:
morcego de grande porte;

Figurado:
pessoa que se locupleta à custa de outra;

(Do sérvio upir, «sanguessuga», pelo fr. vampire, «id.»

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

vam.pi.ris.mo sm (vampiro+ ismo)
1 Crença nos vampiros.
2 Estragos dos vampiros.
3 Avidez excessiva.
4 Qualidade de vampiro.
5 Atitude própria de vamp.

conforme Michaellis

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NA LITERATURA

Bram Stoker foi o escritor que divulgou para o mundo a lenda sobre vampiros. Mas ele não foi o primeiro a escrever sobre este tema.
John Polidori escreveu a história chamada "The Vampire". Ela foi publicada em abril de 1819 na revista New Monthly Magazine. (por isso acho importante que os escritores brasileiros tenham seus contos publicados em revistas e jornais. Isso conta muito.) E teve James Malcolm Rymer – “Varney the Vampire” 1847 e algum tempo depois "Carmilla" de Sheridan Le Fanu, publicado pela primeira vez em 1872 e finalmente Bram Stoker escreveu o livro "Drácula" em 1897.

O primeiro filme baseado no livro "Drácula" foi Nosferatu, 1922 mas a viúva Florence Stoker processou a produtora por ser um plágio da obra de Stoker. Ela ganhou e todas as copias deste filme seriam queimadas. Por sorte isso não ocorreu e por isso, ainda hoje, podemos assistir o filme "Nosferatu". Mas será que este filme foi mesmo o primeiro?

Uma recente descoberta de Lokke Heiss, um pesquisador disse à Reuters em junho de 2003 descobriu que o primeiro filme de vampiros feito na Hungria, em 1921, meses antes de Nosferatu.

Seja como for. Florence Stoker só processou o Nosferatu e autorizou uma Produtora a fazer o filme "Drácula" de 1931 com o ator Bela Lugosi. Este filme trouxe muitos detalhes vampirescos que até hoje existem nos filmes de vampiros. O Castelo, A hipnose, um cavaleiro sedutor, as transformações e as roupas.

Dormir no caixão também era um artigo importante para os filmes de vampiros. Hoje, por causa deste medo dos vampiros foram criados equipamentos tecnológicos. Agora existem câmeras de vigilância até em caixões. para observar os falecidos. O medo destas antigas lendas é um dos grandes motivos para que algumas pessoas utilizem essa nova tecnologia.

Se essa tecnologia existisse no tempo do Van Helsing, ele não usaria um cavalo branco para caçar túmulos de vampiros.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------



Drácula e décadas de vampiros


Drácula e décadas de vampiros







Não é novidade para ninguém que um filme de vampiros faz sucesso nas telas. Quando Nosferatu apareceu em 1922 o impacto foi tão grande que todos os produtores daquela época lutaram para ter mais filmes de vampiros no cinema.


Mas por causa do processo ganho pela esposa do irlandês Bram Stoker quase todos os produtores deixaram o vampiro de lado. A platéia queria ver Drácula no cinema. E este desejo só foi realizado em 1931 com a chegada de Drácula com o ator húngaro Bela Lugosi que já fazia peças de teatro como Drácula.



Desde então os filmes de vampiros não pararam de serem produzidos e até hoje se destacam entre os filmes de ficção e terror. As décadas que se seguiram mostram vampiros em puro terror em 50/60 com os filmes da produtora Hammer e o mais famoso Drácula de todos os tempos Christopher Lee. Na década de 70 os destaques foram para as comédias dos vampiros e “Amor à primeira Mordida” que teve mais êxito do que “Drácula 79”.


Em 80 foram os jovens vampiros que ganharam a apreciação do público. A Hora do Espanto e Os Garotos Perdidos deram uma nova roupagem ao cinema moderno dos vampiros. Em 90 O terror e o romance tomam as Telas com a estreia de “Drácula de Francis Ford Copolla (1992)” e “Entrevista com o Vampiro (1994)” da autora Anne Rice.




Nesta época atual houve uma surpresa nas telas brasileiras. Pela primeira vez no Brasil um filme de vampiro invadiu as telas no meio de tantos filmes de Natal. Foi no finalzinho de 2004 “Blade 3 Trinity” chamou a atenção do público. Mas o primeiro filme que deveria estrear no natal em 2000 era o “Drácula 2000” mas só estreou em maio de 2001 e “Anjos da Noite” que era para estrear em dezembro de 2001 mas atrasou seis meses.






Logo teremos no cinema em 2014 o filme "Drácula, A história nunca contada" que trará de volta o vampiro bem guerreiro nos moldes tradicionais, com seus incríveis poderes.



Em 2013 fiz participei de uma entrevista no programa Cine Podium da TV UNESP sobre vampiros que pode ser assistido no link abaixo. Lá, falo muito dos vampiros no cinema.






O livro Drácula de Bram Stoker completa em 2014, exatamente 117 anos da sua publicação. A reedição deste livro é sempre bem-vinda. Ainda existe muito para falar sobre vampiros e de um modo geral, por mais que outros estilos de vampiros apareçam, o público sempre vai querer saber mais sobre o tema. 
Não é um assunto esgotado, mas sim, um assunto em pauta que proporciona ainda novos livros, novos filmes e novas histórias em quadrinhos. Vampiros não são moda. Eles já fazem parte da cultura popular. 
Aqui no Brasil tivemos 4 novelas sobre o tema e muitas HQs, curtas, Livros e peças de teatro. Isso só no Brasil. O publico é cativo e tem muitos admiradores sobre este tema.



“Enquanto houver uma gota de sangue humano,

haverá sempre, um novo filme sobre vampiros.”

Postar um comentário

Banner deste blog

Banner deste blog
Contos de Vampiros e Terror

  ©CONTOS DE VAMPIROS - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo