sexta-feira, 11 de julho de 2014

Drácula e décadas de vampiros


Drácula e décadas de vampiros








Não é novidade para ninguém que um filme de vampiros faz sucesso nas telas. Quando Nosferatu apareceu em 1922 o impacto foi tão grande que todos os produtores daquela época lutaram para ter mais filmes de vampiros no cinema.


Mas por causa do processo ganho pela esposa do irlandês Bram Stoker quase todos os produtores deixaram o vampiro de lado. A platéia queria ver Drácula no cinema. E este desejo só foi realizado em 1931 com a chegada de Drácula com o ator húngaro Bela Lugosi que já fazia peças de teatro como Drácula.



Desde então os filmes de vampiros não pararam de serem produzidos e até hoje se destacam entre os filmes de ficção e terror. As décadas que se seguiram mostram vampiros em puro terror em 50/60 com os filmes da produtora Hammer e o mais famoso Drácula de todos os tempos Christopher Lee. Na década de 70 os destaques foram para as comédias dos vampiros e “Amor à primeira Mordida” que teve mais êxito do que “Drácula 79”.


Em 80 foram os jovens vampiros que ganharam a apreciação do público. A Hora do Espanto e Os Garotos Perdidos deram uma nova roupagem ao cinema moderno dos vampiros. Em 90 O terror e o romance tomam as Telas com a estreia de “Drácula de Francis Ford Copolla (1992)” e “Entrevista com o Vampiro (1994)” da autora Anne Rice.










Nesta época atual houve uma surpresa nas telas brasileiras. Pela primeira vez no Brasil um filme de vampiro invadiu as telas no meio de tantos filmes de Natal. Foi no finalzinho de 2004 “Blade 3 Trinity” chamou a atenção do público. Mas o primeiro filme que deveria estrear no natal em 2000 era o “Drácula 2000” mas só estreou em maio de 2001 e “Anjos da Noite” que era para estrear em dezembro de 2001 mas atrasou seis meses.














Logo teremos no cinema em 2014 o filme "Drácula, A história nunca contada" que trará de volta o vampiro bem guerreiro nos moldes tradicionais, com seus incríveis poderes.




Em 2013 fiz participei de uma entrevista no programa Cine Podium da TV UNESP sobre vampiros que pode ser assistido no link abaixo. Lá, falo muito dos vampiros no cinema.







O livro Drácula de Bram Stoker completa em 2014, exatamente 117 anos da sua publicação. A reedição deste livro é sempre bem-vinda. Ainda existe muito para falar sobre vampiros e de um modo geral, por mais que outros estilos de vampiros apareçam, o público sempre vai querer saber mais sobre o tema. 
Não é um assunto esgotado, mas sim, um assunto em pauta que proporciona ainda novos livros, novos filmes e novas histórias em quadrinhos. Vampiros não são moda. Eles já fazem parte da cultura popular. 
Aqui no Brasil tivemos 4 novelas sobre o tema e muitas HQs, curtas, Livros e peças de teatro. Isso só no Brasil. O publico é cativo e tem muitos admiradores sobre este tema.



“Enquanto houver uma gota de sangue humano,

haverá sempre, um novo filme sobre vampiros.”

Abraços Adriano Siqueira

Nenhum comentário: