quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Star Wars - O vampirismo em Guerra nas Estrelas

no dia 17 de novembro o Star Wars The Focer Awekins vai estrear no cinema. Segue algumas curiosidades com os filmes Guerra nas Estrelas e Vampiros. 

O VAMPIRISMO EM
GUERRA NAS ESTRELAS

"O Lado Obscuro da Força"


Em 1977 o mundo estava para conhecer o começo de uma saga que duraria décadas "Guerra nas Estrelas" - Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança.
Este filme misturava elementos de ficção cientifica com os heróis sempre lutando com os vilões para
proteger o mundo de seus planos diabólicos.
Mas, já vimos isso antes. Os filmes de Vampiros na década de 70 também seguiam essa mesma história.




Os cartazes de Guerra nas estrelas tinha o sinal da cruz e logo atras o vilão. 
Como nos cartazes dos filmes de vampiros. Lay-out básico. Vilão em cima do cartaz a cruz no centro e os heróis aparecendo em segundo plano.

Em "Guerra nas estrelas IV: Uma Nova Esperança" Tudo começava com a mocinha em perigo chamando ajuda para ser salva do vilão.
Em filmes de vampiros as mocinhas eram atacadas e as amigas delas mandavam cartas para os heróis afugentarem os inimigos.

Darth Vader tinha o visual de Drácula. Sua roupa com capa escura lembra perfeitamente Drácula andando em seu castelo. A máscara lembra bem as feições de um morcego.
Percebendo bem de perto dois dentes salientes saindo para fora da sua máscara.




As coincidências aumentam quando as naves da Aliança Rebelde (x-wing) parecem ter formatos de cruzes.




Nos Antigos filmes de vampiros as cruzes era uma grande arma contra os vampiros Como era o formato da nave Aliança Rebelde (X-Wing)


Enquanto as do Império também tinham as suas naves parecidas com os morcegos ( T Fighter) a Nave do Vader também.




A planta carnívora Drácula Górgona comparada a uma nave do Império




Enquanto as naves imperiais tinham mesmo formato baseado nos morcegos.


Os morcegos voltavam sempre para o lugar onde habitavam como nos castelos ou sempre perto da sepultura onde os vampiros moravam.
As naves do império estavam sempre ao redor da Destroyer, nave que se parece com uma sepultura.



A Sepultura usada nos filmes de vampiros e a nave imperial Destroyer, tinham o mesmo formato.


Obi-Wan Kenobi poderia ser o nosso Van Helsing procurando um aliado já que o Lord Darth Vader não parecia envelhecer, então Obi-Wan procurou alguém que tenha o mesmo sangue a mesma força para poder combater o "vampiro" Darth então, Obi-wan encontra Luke.

Se você já está ficando preocupado com essa trama vampiresca em Star Wars prepare-se. As coisas ainda vão piorar.


Os gestos utilizado pelos jedis eram os mesmos usados pelos vampiros.

Para Anakin se transformar em um vampiro ele precisava sugar a energia de outros seres, no Star Wars 3, Anakin entra em uma sala com muitas crianças que seriam futuros jedis. Ele suga a energia de todos. O Conde Dookan é morto como um Vampiro, Anakin Skywalker corta a sua cabeça.
Depois que Anakin se transformar em Lord Darth Vader ele não aparece mais a luz do dia.


Os Vampiro Mestre quando morde um humano, ele se transforma em vampiro. Mas se você matar o vampiro mestre o vampiro servo voltará a sua forma de humano.
Foi exatamente assim em "O retorno de Jedi".
Quando Darth Vader consegue vencer o domínio  do vampiro mestre (no caso imperador Palpatine) ele perde seu lado "vampiro" tornando-se um humano normal e morrendo em seguida.



Anakin perde seus poderes vampiros quando seu mestre é atacado por Luke e ele volta a sua forma humana, mesmo assim, ao tirar a sua mascara ele se parece com Nosferatu. Notem que os parafusos da máscara vão até os seus dentes caninos. Depois de morto o corpo do Anakin é queimado e esta também é outra forma que os filmes de vampiros tem de aniquilar os vampiros. Queimar o corpo, cortar a cabeça e enfiar uma estaca no coração são os modos usados por caçadores de vampiros.


Se isso fosse um filme de vampiros o caçador queimaria o corpo do vampiro para que ele nunca mais voltasse a vida. O vampiro se transformaria em cinzas e não teria mais perigo com o este vampiro.
E não é que foi isso mesmo que aconteceu. Luke queimou o corpo de Vader no filme "O Retorno de Jedi".






Outros fatos relacionados ao vampirismo e Star Wars:


1 - Hipnose - Como nos filmes de vampiros, tanto o Darth Vader como Obi-wan usaram artifícios
hipnóticos para pode ludibriar seus inimigos. A fotografia do filme são bem parecidas com os filmes de vampiros.


2 - Quem assistiu "Guerra nas Estrelas IV: Uma Nova Esperança" vai lembrar da participação de Peter Cushing no Filme e ironicamente Christopher Lee também participou deste mundo de Star Wars e fez a sua participação como Conde Dooku. em Star Wars Episódios II e III - Eles são dois grandes atores que já fizeram seus papéis em filmes de Vampiros nas décadas de 60/70.



3 - Trilha sonora - Curiosamente John Williams após o término do primeiro filme de 1977 de Guerra nas Estrelas foi contratado para fazer a trilha sonora de "Drácula-1979"


4 - As noivas de Drácula eram 3 e este número está presente em todo o Imperio.
Sempre três pontas nas naves, três turbinas e a maioria das naves tinham formatos triangulares.



Obs: Eu escrevi esta matéria em 2002 e publiquei no fanzine de vampiros Adorável Noite número 4 - cheguei a fazer uma palestra sobre este tema na Jedicon em 2003



Abraços
Adriano Siqueira


Nenhum comentário: