domingo, 30 de outubro de 2016

Livro Indicação - Tesouros de Curitiba e outras histórias - escrito por Valter Cardoso



Tesouros de Curitiba e outras histórias é um livro de literatura fantástica que contém 12 contos do autor Valter Cardoso, que é curitibano.
O realismo fantástico que o autor usa para ambientar as histórias e as suas pequenas crônicas sobre tempo e artifícios da natureza e os personagens atraem a leitura.
A capa foi produzida como se fosse um mapa do tesouro. O autor mostra que os contos são uma viagem pela cidade em um futuro desconhecido.
O prefácio do livro foi escrito por Mustafá Ali Kanso.

Conto número 1 - O Tesouro de Curitiba - É um conto que chama a atenção por passar em várias partes da cidade de Curitiba, O personagem ganha um aparelho que envia textos em forma de Charadas que aos poucos são desvendadas como se fossem missões em um grande jogo de caça ao tesouro fazendo o personagem a percorrer pela cidade para desvendar as charadas. Neste conto o escritor foi levando o leitor a descobrir mais sobre Curitiba.
A ideia da história é boa. Fiquei imaginando que seria um jogo interessante ter um aparelho que mostrasse, através de charadas, as curiosidades da cidade. Faria com que a gente conhecesse mais sobre onde moramos e vivemos.
Os outros contos incluindo alguns bem pequenos mostram muita atenção ao tempo e ao clima. Um dos contos que apreciei foi "Previsão do Tempo" onde o personagem fala com outra pessoa em tempos diferentes.
O conto "Presas da paixão" mostra a descoberta de um livro de vampiros escritor há 100 anos. A história caminharia bem se não tivesse algumas palavras inventadas pelo autor que me deixou um pouco desnorteado como "cyberleitorouvintes" policinematrônica" , etc. O conto flui bem e o desfecho tem um bom impacto.
"A Fita de Moebius" foi uma história que me chamou a atenção e daria um bom curta metragem. O autor narrou bem os momentos de suspense e descreveu bem a ação da história. uma boa história fantástica.
Existem mais histórias no livro e deixo os leitores se aprofundarem nelas quando adquirirem a obra.


Um grande abraço e boa leitura.
Adriano Siqueira

Nenhum comentário: