segunda-feira, 13 de agosto de 2018

O segredo do sucesso do Crepúculo



A receita do sucesso de Crepúsculo

Eu lembro bem daquela época em que o livro e o filme do Crepúsculo fizeram grande sucesso no Brasil e no mundo. Meu site, O Adorável Noite, já fazia grande sucesso por causa do sucesso de alguns anos atrás da novela O Beijo do Vampiro (2003) E os vampiros aqui já eram bem conhecidos. 
A aparição do livro Crepúsculo e seu grande sucesso no Brasil tem muitas explicações. Em 2007 passava na TV, todo o domingo, a série Smalville que era baseado nas aventuras do Clark Kent antes de ser o Superman. A série estava no alge e muitos fãs brasileiros assistiam o desenrolar da trama todo o domingo. Muitas e muitas aventuras atraiam bastante o publico jovem. Harry Potter dominava as salas de cinema desde 2001. Era óbvio que o publico queria mais e mais. 

Crepúsculo usou uma receita famosa, a da trilogia do superman de 1978, e não foi o primeiro filme a fazer isso, a trilogia do homem-aranha com Tobey Maguire também usou a mesma receita e, como sempre, deu certo.

Usar as receitas de filmes de sucesso, ainda mais para super-heróis, geralmente resulta em algo positivo pois agrada uma geração. Muita gente se pergunta por que existem pouca criatividade no cinema? A reposta é que a publicidade e os efeitos especiais fazem com que o público assista o filme. Assim é e assim sempre será. O publico exige pouco dos filmes atuais. Querem bom entretenimento, isso necessariamente não significa que o público quer uma boa história. Quer algo bom, que chame a atenção e que atraia o público de todas as idades. Isso tudo não significa que o filme tenha que ter uma boa história inédita. Receita da vovô sempre funciona nas visitas da família. Esse é o segredo. 
Enfim o Crepúsculo usou com intensidade todo o sucesso que já estava circulando nas mídias e assim conquistou seu público. 

Para o Brasil, foi um maremoto de emoções, se por um lado o sucesso do Crepúsculo estava dominando os jovens, por outro lado, todo mundo estava criando e se aliando ao sucesso para pegar uma fatia do bolo. Em todas as áreas havia algo sobre Crepúsculo. Matérias sobre vampiros e livros com nomes Crepúsculo começavam a aparecer para atrair esse público que estava crescendo muito. Este fenômeno ficou por um bom tempo em alta. Chamavam os vampiros antigos de "vampiros de Casaca" e na internet a procura do tema sobre "vampiros" mostrava sempre o Crepúsculo nas primeiras páginas. Isso assustou até os eventos que aconteciam em casas noturnas temáticas que acabaram mudando o tema para não ter gente muito jovem nos eventos. 

Por outro lado o movimento Crepúsculo aumentou o interesse da mídia para propagandas. novas séries de TV e novos livros escritos por autores nacionais. 

Os fãs dos escritores de vampiros participavam dos eventos do crepúsculo e aos poucos a curiosidade sobre o tema aumentou. Isso fez com que o Brasil tivesse a sua chance no meio literário e lembro bem que em 2008 tive a chance de participar de um livro de vampiros chamado "Amor Vampiro" e este livro foi um sucesso. A literatura fantástica nacional teve o seu desenvolvimento e crescimento naquela época do crepúculo e é certo que muitos escritores agradecem muito por essa onda ter aparecido no Brasil. 

Abraços
Adriano Siqueira       

Nenhum comentário: