domingo, 29 de outubro de 2017

Dia Nacional do Livro 29/10 - Matéria - Pesquisa



Hoje é o Dia Nacional do Livro e para comemorar este dia, fiz uma pergunta para os escritores sobre livros. 

A pergunta: 

"Como surgiu na sua vida a vontade de escrever um livro?"


Respostas:  


Andréia Pontes: Ahhh sempre quis, desde criança. queria sentir a sensação de como era ter algo que eu escrevi impresso, com capa e tudo mais. eu lancei em 2012 o livro Adriana, foi um sonho realizado.
https://www.facebook.com/andreiapmc


Beren E Luthien: Sempre gostei de criar histórias e mundos fictícios. Depois de muito tempo produzindo material para RPG, achei que era hora de escrever uma história em um mundo 100% meu. Vou colocar o nome do livro mais recente que publiquei, "Estrela Sangrenta".
https://www.facebook.com/berene.luthien 

Pedro Henrique De Oliveira Wolff: Quando eu percebi que as coisas que eu estava pensando e sentindo eram demais para ficarem só pra mim. Escrever eu sempre quis desde meus onze anos, mas quando me apaixonei e sofri me tornei poeta e disso surgiu As Quatro Estacoes do Amor, meu primeiro livro, depois quando busquei olhar para o que existia além de mim ou seja as pessoas e o mundo ao meu redor, surgiu meu segundo e mais recente livro Réquiem.
https://www.facebook.com/PHWolff36 

Flávio Medeiros Jr: Eu tinha acabado de ir morar sozinho, saindo da casa dos meus pais. Tinha um colchão, um computador, uma TV com videocassete, uma geladeira e um micro-ondas. Aí perdi meu emprego e terminei um namoro de 6 anos. A perspectiva de chegar em casa e ficar sozinho comigo mesmo era apavorante. Então cheguei à conclusão lógica, como qualquer pessoa faria: "Ah, vou escrever um livro!" Foi o "Quintessência", meu primeiro romance publicado.
https://www.facebook.com/flaviocmedeiros 

Luzinay Lucena: Comecei fazer pesquisas sobre o assunto e após frequentar vários ambientes descobri que milhares de pessoas sabem pouquíssimo sobre sexo e quis compartilhar em forma de romance minha visão sobre diversos assuntos envolvendo sexo - Livro O Dia em que conheci Dionísio.
https://www.facebook.com/luzinaylucena 

Rubens Faria Gonçalves: Para mim, a necessidade de escrever antecede a vontade de transformar em livro o que escrevo. Ainda no meu caso, o livro é consequência da minha motivação para a escrita, não o motivo original.
https://www.facebook.com/rubens.fariagoncalves 

Nicole Sigaud: Há quase 30 anos li uma parte do Livro dos Mortos egípcio e vi que um dos deuses não tinha origem conhecida. A partir daí desenvolvi a história do livro An-Pu, ou O Papiro de Wadjet. Escrevi muito rápido tudo porque eu estava para sofrer uma neurocirurgia muito invasiva e com grande possibilidade de tetraplegia. Então soltei rápido o livro, mas eu o reescrevi agora, dez anos depois.
https://www.facebook.com/nicole.sigaud 

Amanda Reznor: Quando eu tinha 10 anos, comecei a escrever meu primeiro livro, Mirela, a Moska. Eu havia observado moscas na cozinha e imaginei: e se um dia uma garota acordasse e tivesse virado um inseto? É foi assim rsrs
https://www.facebook.com/amandareznor 

Rodolfo Pomini: Comecei no meio do ensino médio com as aulas de produção de texto e livros que a professora levava numa caixa de papelão pra gente escolher o que queria ler e resumir.
Atualmente tenho apenas o livro Fúria escrito e publicado na Amazon. 🙂
https://www.facebook.com/RodolfoPominiEscritor 

Simone O Marques: Em 2007, eu havia acabado de me mudar para Recife e acho que foi o mar... rsrsrsrsr Eu tive um sonho com um símbolo, foi algo muito vívido, com perseguição, floresta, música em uma língua estranha e o aparecimento de um símbolo marcado na pele. Acordei e escrevi tudo o que havia sonhado. Olhei para a história e achei que dava uma boa história, fui pesquisar os elementos do sonho e fui levada à inquisição e aos celtas (porque descobri que o símbolo era um triskle - que eu desconhecia até então). Então, no mesmo ano, escrevi cinco livros inspirados no sonho, o primeiro foi Triskle. <3 p="">
https://www.facebook.com/Simone.O.Marques.escritora

Marcos DeBrito: Pela necessidade de ter uma história que eu gostava muito descoberta por outras pessoas. Como cineasta, eu sabia que o roteiro do meu primeiro livro era muito caro para ser produzido, portanto adaptei na forma de romance. Tomei pela literatura o mesmo gosto que sempre tive pelo cinema e, desde então, escrevo para ambos os formatos.
São 3 livros até o momento: À Sombra da Lua , Condado Macabro - O Filme (livro) e O Escravo de Capela.
https://www.facebook.com/marcoshgdebrito 

Tâni Falabello: A vontade de escrever um livro veio com a necessidade de contar histórias de personagens já criados. Como eu vim do mundo do RPG, eu já tinha o hábito de criar backgrounds de história de personagens em campanhas de RPG, particularmente no meu caso, de Vampiro A Máscara. De um personagens surgiram cinco, surgiu um cenário e precisou ir para o papel! Kkkkkkkkk
Dois livros publicados, com mais dois na mesma ambientação. Rosa Imortal, 1 e 2, publicados pela Editora Modo em 2014 e 2015. @rosaimortal
https://www.facebook.com/tanifalabello2 

Tatiana Ruiz Autora: Surgiu da necessidade de contar uma história, de afastar as coisas ruins de mim e de quem me lesse, mesmo que por cinco minutos. De sair um pouco desse mundo tão cruel em que vivemos e viajar por outros locais. Com o tempo foi se unindo a isso a vontade de trazer luz para alguns assuntos que ainda são tabu, mas devem ser discutidos. fazer as pessoas pensarem e talvez ver que o mundo não é só cheio de maldades, que há coisas boas mesmo onde se pensa que só há mal.
De momento publicados de maneira profissional tenho apenas contos, sendo um deles "Tricksters", disponível na Amazon, e meu primeiro romance por enquanto é postado no Wattpad e se chama "Apenas Mais Um... Ou Não?"
https://www.facebook.com/tatiana.ruiz.50 

Renato A. Azevedo: Por volta de 1997, sem muitas perspectivas, me dedicava a ler, o que sempre amei, e acompanhar vários seriados, incluindo Arquivo-X. Pensando em histórias, e no tipo de trama que gostaria de assistir ou ler, comecei sem compromisso a escrever, e isso se tornou meu primeiro livro, chamado Contato em Methárion e que foi lançado como ebook pela primeira editora virtual de que tenho notícia, a Hotbook da Roberta Rizzo. Foi o início de tudo, até contribuir para as revistas Scifi News e Ufo, e lançar meu primeiro livro pela Tarja Editorial em 2008, De Roswell a Varginha. Depois ainda lancei pela Editora Estronho Filhas das Estrelas, coletânea de contos, com prefácio do amigão Adriano Siqueira, e tive participações em diversas antologias. E sigo escrevendo, e sigo esse caminho de escritor, sempre apostando na literatura fantástica!
https://www.facebook.com/renato.a.azevedo.5 

Michele Irigaray: A minha vontade de escrever veio depois que eu comecei a cultivar o gosto pela leitura. As histórias eram tão emocionantes que eu tive vontade de criar histórias também 😊 "O ciclo das sombras"
https://www.facebook.com/michele.irigaray 

Noilves Araldi: Pensava em colocar no papel as historinhas infantis que inventava para os meus netos quando dormiam comigo. O neto mais velho, Enzo , já está com 18 anos. Tenho mais três , que vieram depois dele. Um é seu irmãozinho, o Enrico. A Louise, do meu filho Rafael, já com 10 anos, e a Sophia, com 5 aninhos, do filho Huberto. As historinhas já condensadas em um boneco, precisavam de formatação e diagramação para editá-las . Assim voltei a estudar Oficina de texto para aprender a fazer esse trabalho. Reuni 8 delas. E apresentei para professora, que por acaso é a Presidente da Academia de Letras José de Alencar. Quando se inteirou que eu tinha perdido uma filha , tão jovem, a Michèle, com 43 anos, me incentivou a fazer a sua biografia , que conclui em dois meses, com prefácio orelhas e agradecimentos. A segunda parte do mesmo São Impressões e Emoções de amigos , parentes e profissionais de sua área, a Arquitetura. A terceira parte é um álbum fotográfico dos melhores momentos de sua vida. E assim surgiu a biografia da minha saudosa filha como um legado a seus dois filhinhos, escrevendo o livro, MICHÈLE UM RASTRO DE LUZ! Hoje ele é divulgado como uma história que leva um alento a todos os pais que perderam seus filhos como eu! Só agora, dois anos depois , será lançado dia 24/11/2017, na ALJA, Academia de Letras José de Alencar, o livro, HISTORINHAS DA VOVÓ NÔ. Alguns deles serão doados para Casas Assistências Infantis e bibliotecas infantis de alguns Hospitais de Curitiba.
https://www.facebook.com/noilves.araldi 

Licínia Ramizete: Eu quis contar uma história verídica de modo que parecesse ficção... daí surgiu O Vampiro da Internet!
https://www.facebook.com/licinia.ramizete 

Luciana Do Rocio Mallon: Como surgiu na sua vida a vontade de escrever um livro?
Quando eu tinha cinco anos, antes de ser alfabetizada, gostava de folhear livros infantis por causa de suas grandes figuras. Assim tentava adivinhar o que estava escrito. Então brincava de escrever livros. Para isto pegava folhas soltas, desenhava nelas, montava uma história e encadernava com clipes. 
Depois, no ano seguinte, quando fui alfabetizada continuei fazendo a mesma coisa nas férias. Pois desenhava, escrevia as histórias e encadernava com clipes.
Mas só em 2013 publiquei meu livro real chamado Lendas Curitibanas.


Gianpaolo Celli: Eu comecei a escrever porque tinha ideias na cabeça, muito tempo livre no estágio e um PC sem nada (internet na época aqui no Brasil era coisa rara). A história que comecei a escrever (e não terminei) tinha um nome temporário de Into the Dark. Depois desse eu já publiquei inúmeras noveletas em livros como Steampunk Tale Colection, Criminal, Retrofuturismo, Cyberpunk - Histórias de Um Futuro Extraordinário, Steampunk - Histórias de Um Passado Extraordinário, Necrópole - Histórias de Bruxaria, Histórias do Tarô, Necrópole - Histórias de Fantasmas, Necrópole - Histórias de Vampiros (todos que também ajudei na organização) e também no Paradigmas Definitivos, Extraneus 1 Medieval Sci-Fi, Paradigmas 3 e Visões de São Paulo.
https://www.facebook.com/gianpaolo.celli 

Totila Artigas: Quando eu era criança, morava em apartamento e, por falta de alternativa para passar as horas na gaiola, pegava os livros que meu pai comprava para ele ler. Como muitos tinham gravuras, ou capas bem desenhadas, eu buscava nos textos as explicações para elas. Também pedia para os parentes livros de presente no aniversário, no Natal, ou em qualquer outra ocasião que quisessem me presentear. Foi nessa ocasião, com cerca de 10 anos, que li uma edição de 1956 da Historia dos Hebreus, de Flávio Josefo, publicado pela Editora das Américas. Logo depois, fiz minha inscrição na Biblioteca Monteiro Lobato, em São Paulo, e tornei-me rato de biblioteca. Colaborei com textos, contos e poesias em alguns jornais de bairro e da escola, mas só publiquei meus primeiros escritos, poesia, em duas coletâneas, em Santa Catarina. Meu primeiro (e, por enquanto único) romance o O Guardião - A saga de uma bruxa www.facebook.com/oguardiaoasaga publiquei em 2013, e estou com a continuaçâo dele quase pronta. "O Guardião - A saga de uma bruxa
https://www.facebook.com/totila.artigas 

Jhefferson Passos: Geralmente, seja em meus contos, livros ou até nos microcontos, trato de temas que me incomodam ou que, de alguma forma, me pertubam, como por exemplo, gosto muito de tratar de como o ser humano pode ser, sua violência, ou da sua capacidade de causar destruição e tanto terror quanto aquele velho medo do escuro ou do bicho-papão debaixo da cama. E não importa se são boas ou más, se erram ou acertam, o ser humano, às vezes, mesmo não querendo cometem atos de atrocidades. O terror psicológico me fascina por causa do quanto é expansiva o medo, a fobia, de coisas que possam parecer para você banais, mas para outras pessoas podem ser aterrorizantes e traumáticas. Gosto de tratar de assuntos assim e poder possibilitar ao leitor de ponderar sobre seus medos ou daquele vizinho, amigo, algum parente, que tem pavor de uma simples barata.
https://www.facebook.com/jeferson.passos.357 

Flávia Muniz: Meu primeiro livro foi com temática de medo para crianças Fantasma só faz buu! pela Moderna. Sempre curti literatura fantástica, cinema e temas obscuros. Mas a profissão me fez criar histórias com temas mais leves. Após 30 anos de trabalho editorial e literário, tenho mais de 80 livros publicados, contos, novelas e o primeiro romance dark O Manto Escarlate. Mas meu querido, sem dúvida, ainda é Os Noturnos.
https://www.facebook.com/flavia.muniz.autora 

Jean Gabriel De Castro Álamo: Veio naturalmente aos 9 anos. Comecei aos 12 e publiquei aos 24 o livro Poder Absoluto.
https://www.facebook.com/jeangabriel.decastroalamo 

Alvaro Domingues: Contar histórias foi minha motivação, o livro foi consequência, tanto que meu livro é uma coletâneas de pequenos contos: Sombras e Sonhos, publicado pela Balão Editorial.
https://www.facebook.com/alvaro.domingues.3 

Soira Celestino: Eu leio e escrevo desde os 5 anos. Meu primeiro livro escrevi aos 12 anos. Ganhei muitos concursos de redacao na escola e um nacional. Na minha area de trabalho escrevo muito. Minha primeira publicacao no ambito da literatura fantastica foi na antologia Requiem de Natal e depois disso comecaram a surgir outros tantos convites para projetos no Brasil e no exterior. Como diz um conhecido personagem da literatura brasileira: So sei que foi assim.
https://www.facebook.com/soira.celestino 

Adriano Siqueira: Em 1997 eu participava de u grupo de RPG da antiga BBS - STI. Isso foi um pouco antes de chegar a internet no Brasil. Eu comecei a escrever alguns contos pequenos e foi então que pensei um dia reunir estes contos em um livro. e comecei a escrever mais e mais contos. Foi assi que consegui ser convidado a participar de uma antologia "Amor Vampiro" e deste livro comecei a participar de vários até que em 2011 foi lançado o meu livro solo. Adorável Noite e depois em seguida o meu romance "A Maldição do Cavaleiro".
https://www.facebook.com/adriano.siqueira  




Agradeço todos que participaram desta pesquisa com suas respostas. 
Um grande abraço
Adriano Siqueira

Nenhum comentário: