segunda-feira, 19 de março de 2018

O Papiro de Wadjet - Nicole Sigaud - resenha







O Papiro de Wadjet
A história de Anubis.
Literatura Fantástica


Logo no início de nosso aprendizado somos apresentados as criaturas fantásticas e seus deuses no passado. Egito, Grécia e outros lugares onde as divindades eram metade homem, metade animal. 

Muitas lendas e muitas histórias sobre seres místicos e fantásticos traziam uma história marcante que nos fazia as vezes imaginar como seria estar presente com seres assim, caminhando lado a lado com a humanidade. Filmes e livros contam algumas das histórias sobre este tema. Um dos mais conhecidos. "A Ilha do Dr. Moreau" 1896 do escritor H.G. Wells, mostra como pode ser a reação do homem ao ver que criaturas deste tipo podem ser perigosas e mortíferas. 

A mitologia grega mostrava que essas criaturas eram deuses e que os homens deveriam seguir seus mandamentos para que fossem protegidos por estas criaturas. 

A escritora Nicole mostra neste livro um profundo e vasto conhecimento sobre o Egito antigo e também desenvolve uma narrativa bem detalhada sobre o ambiente e o corpo dos personagens e de como eles foram gerados. Esta "mágica" da autora nos contagia e atravessamos junto com o personagem que ela criou, as angustias, os perigos e a ingenuidade de seus caminhos e escolhas. 

Acompanhamos nesta aventura a história do personagem chamado Wepwawet que foi gerado de uma forma mistíca depois de uma catastrofe que acabou com a aldeia da sua família. A própria forma como o bebê ainda dentro da barriga da mãe foi mantida viva até o seu nascimento é algo primoroso e cheio de detalhes e conhecimentos que ligam a magia com a realidade que conhecemos. Somos presenteados pela perfeita narrativa da autora que descreve com o seu jeito bem convidativo a caminhar e descobrir junto com o personagem, os trajetos e decisões difíceis e que muitas vezes ficamos apreensivos com as escolhas de Wepwawet. 

A imaginação é a chave para que você se sinta a vontade para conhecer este mundo em que as criaturas fantásticas e os seres humanos caminhem juntos mesmo que tudo isso seja perigoso e ao mesmo tempo cheio de paixão e muita aventura. 

Abraços
Adriano Siqueira

Para comprar diretamente com a editora DTX





Book Trailer




Nenhum comentário: