quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Os Vampiros na Ficção Científica


Existem muitos mistérios sobre os vampiros, os sangue sugas, os seres da noite, que até hoje, ainda estão para serem descobertos. Os vampiros tradicionais, aqueles que são criaturas mortas-vivas que se alimentam de sangue, se transformam em animais noturnos, Tem o poder de sedução para atrair as suas vítimas e se alimentar do seu sangue, Estes vampiros mais populares já foram escritos por John Polidori (The Vampyre - 1819), James Malcolm Rymer (Varney the Vampyre - 1847) Sheridan le Fanu (Carmilla - 1872), Bram Stoker (Drácula - 1897), Anne Rice (Entrevista com o vampiro 1976) , entre outros em suas devidas obras vampirescas. E assim foram se formando o esteriótipo dos vampiros.

HQ - Clássicos do Pavor nr. 01 adaptação da história do 
Drácula de Bram Stoker em quadrinhos.

Os vampiros são vistos como seres poderosos e imortais. Usam os humanos para se alimentar e em alguns casos usam os simpatizantes para se protegerem quando estão dormindo de dia. Os vampiros costumam sugar todo o sangue da vítima e se ela for enterrada sem os devidos cuidados poderá voltar como uma criatura noturna. Estes vampiros tradicionais tem pontos vulneráveis como a luz do sol, luz ultravioleta, alho, crucifixo e normalmente para serem aniquilados, costumasse enfiar uma estaca de madeira em seu coração e as vezes usam o método de cortar a sua cabeça.

HQ - Clássicos do Pavor - nr 01 - 1976 - 
História do Drácula do Bram Stoker em quadrinhos.

Porém, nem todos os vampiros tiveram a sua origem no planeta Terra. Alguns Vampiros vieram do espaço e tinham em suas veias o terror, suspense e eram mais perigosos do que os vampiros tradicionais. Estes seres extraterrestres sedentos pela energia, corpos, sangue e até mesmo o sal que tem no corpo humano tornaram-se grande ameaça para a humanidade.
Os livros, filmes e series sobre os vampiros extraterrestres tem se tornado mais comum nos dias de hoje. A ficção científica tem se tornado mais e mais conhecida e os escritores produzido boas obras sobre o assunto.


The Strange Orchid (1894) H. G. Wells  
fala sobre uma estranha orquídea que se apodera dos 
corpos humanos para sugar suas energias. 


Asylum - História de A. E. Van Vogt - 1942, fala sobre um vampiro alienígena



Colin Wilson  - Vampiros do Espaço 1976

O Filme Força Sinistra de 1985 foi baseado no livro de 
Colin Wilson  - Vampiros do Espaço 1976

    
Planeta dos vampiros - 1965 - Um verdadeiro orgulho para os brasileiros. Norma Bengel (Sanya) participa deste filme que é um verdadeiro cult movie a direção é do italiano Mario Bava - Elenco: Barry Sullivan, Norma Bengell, Evi Marandi, Angel Aranda, Massimo Righi
O nome do filme em italiano é Terrore Nello Spazio e este filme foi um grande inspirador para vários de ficção com monstros incluindo Alien o oitavo passageiro.



Em 1981, a extinta TV Manchete passou o episódio da série "Buck Rogers no Século 25" chamado Space Vamp. Embora o vampiro Vorvon tivesse caninos pontiagudos ele sugava energia vital encostando os dedos no pescoço da vitima. Detalhe para a Erin Gray transformada em vampira, Uma beldade.
O Noferatu espacial Vorvon, o vampiro.

Um livro que virou um filme muito famoso foi o "Fome de Viver" 1983. o filme e o livro de Whitley Strieber não dizem nada que eles eram alienígenas, mas na sua continuação. "A última vampira"  os vampiros vieram de  outro planeta para cuidar do seu "gado"que eram os humanos.



Vampiros Guardadores alienígenas que cuidam 
do seu gado, os humanos.


Vampiros de Almas 1956 mostra a terra sendo invadida por 
plantas que adquirem a forma humana. 



A Quinta temporada da série Dr. Who aparecem 
as Vampiras de Veneza que na verdade são alienígenas. 

Em 1966 a Tv americana coloca no ar o primeiro episódio da série Jornada nas Estrelas. Este episódio se chama "O Sal da Terra" que conta a história da nave Entreprise indo investigar um planeta e lá encontram uma criatura que toma a forma de pessoas conhecidas no passado de cada tripulante. Aos poucos se descobre que este ser é um vampiro que suga o Sal do corpo humano. O Vampiro não toma só a forma de mulheres mas também de homens.

O vampiro sugador de Sal do corpo humano


"Operação Aniquilar" e um outro episódio de Jornada nas Estrelas - 
Série Clássica que envolve vampiros alienígenas. 


"Obsessão" é um episódio da série clássica Jornada nas estrelas, onde os tripulantes da Enterprise devem derrotar um vampiro de forma gasosa que suga os glóbulos brancos. 


Não podemos esquecer também de uma grande personagem das Histórias em quadrinhos. Uma vampira que veio do planeta Drakulon para a o planeta Terra. A vampirella. 1969 criado por Forrest J Akerman


 Com todos estes vampiros extraterrestres, vai ser muito complicado para os humanos encontrarem paz em outros planetas. No futuro, os astronautas certamente terão em suas aulas, uma matéria sobre os vampiros de outros planetas.



abraços e obrigado pela leitura
Adriano Siqueira
https://www.facebook.com/adriano.siqueira


Nenhum comentário: