terça-feira, 8 de novembro de 2016

Entrevista com Dione Souto Rosa - escritora do Livro - Luar de Sangue

Dione Souto Rosa 

Dione Souto Rosa é escritora do livro “Luar de Sangue”





1 - Qual é o estado do Brasil que você mora?
Olá, muito feliz por estar falando com todos os seus leitores e os que gostaram, ou ainda vão ler o “Luar de Sangue”. 
Eu moro em Curitiba, a linda capital paranaense das araucárias, terra do pinhão e do quentão.             

2 - Quando começou a sua vontade em escrever livros?
Escrevo desde adolescente, mas criei coragem de editar meu primeiro livro (de poesias) em 2004, “O Sétimo Portal”.            

3 - Existem vampiros poderosos no livro?
Sim, todos os meus vampiros levam marcas de poder: os gêmeos Andrei e Dimitri e o rei dos vampiros, Alexander.

4 - O que achou dessa experiência de escrever um livro sobre vampiros?
É meu primeiro romance editado sobre vampiros, mas aprecio o mito desde 8 anos de idade. Escrevi vários contos em coautoria contemplando a mitologia vampírica e que estão editados. No meu blog “Escrevendo com Rosas e Sangue”, os interessados encontrarão todos os meus trabalhos. 

5 - Quanto tempo levou para escrever o livro?
Creio que demorei uns 5 anos entre escrever e editar, porque comecei e parei. Demandou bastante pesquisa sobre a Romênia (na época eu não a conhecia ainda) e também eu estava estudando bastante sobre os celtas (o que faço até hoje), e isso atrasou bastante a finalização. Mas, o difícil mesmo foi editar. Tive propostas menos atraentes, mas a da Novo Século foi a que contratei, entre outras questões, pela divulgação dos livros. 

6 - Quais são os seus livros e filmes favoritos?
Filmes:
“Drácula” de Bram Stoker, “Drácula” com Frank Langela, Nosferatu (Murnau), “Anjos da Noite”, além de inúmeros filmes sobre vampiros, lobisomens. Adoro “Hobbit”, “Senhor dos Anéis”, “Tróia”.
Livros:
Livros são vários também e eu prefiro citar a obra de Álvares de Azevedo (“Noite na taverna” e “Macário”), bem como livros sobre mitologia celta, Anne Rice, Ann Radcliffe, J.R.R Tolkien, Shakespeare, livros de Antonio Candido (crítico literário), livros sobre mitologia celta, vampírica, grega, lupina, textos de Byron, Flaubert, entre outros. 

7 - Quais são os seus outros trabalhos na literatura?
Poesia: “O Sétimo Portal” (poesia em versos livres), “O Segredo da Rosa” (sonetos clássicos).
Escrevi “O colar celta” em e-book, diversos outros contos em e-book (“O filho de Medusa”, “A deusa prateada” e “A marca da serpente”) e “Naga” – romance inédito
Escrevi poesia gótica em “Versos vampíricos”, participei de seleções poéticas e antologias literárias, sendo indicada para o Codex de Ouro em 2011 (poesia) e recebi um prêmio pelo soneto “Jardim de Rosas”.
Quem puder conferir meus trabalhos, segue o link:

8 - As editoras do Brasil aceitam bem os escritores de vampiros?
Após o lançamento de “Crepúsculo” houve um boom para os autores sobre vampiros. Eu editei “Luar de Sangue” nessa época e fui selecionada para várias antologias do gênero. Todavia ainda não editei o “Luar de Sangue2” – livro continuação da saga por falta de interesse dos editores, mas tudo é relativo. Creio que espaço sempre existe, resta saber em qual se encaixar. Vários fatores contribuem e atrapalham, todavia o mito do vampiro é forte demais para se submeter ao tempo, e eu estou certa que esse espaço precisa se solidificar. Creio que no geral a literatura fantástica e de horror têm crescido bastante no país. Isso é uma grande vitória!

9 - Qual é a sua dica para quem gostaria de fazer um livro de vampiros?
Estude mitologia, geografia e história. É muito importante conhecer esses estudos.    

10 - Onde comprar o seu livro?
Pode comprar direto comigo. Segue meu e-mail: dirosa19@gmail.com e facebook dione.soutodarosa. Será um prazer falar com os leitores, fãs e depois vou aguardar opiniões. Fico muito contente quando me escrevem.

Agradeço você, Adriano, meu amigo e incentivador, meu prefaciador de “Luar de Sangue” pelo espaço concedido. Faço votos de sucesso sempre com seu trabalho, pois o admiro muito. 



Eu que agradeço Dione e desejo muito sucesso pois você merece muitas e muitas felicidades. E obrigado pela entrevista.
Adriano Siqueira 


Nenhum comentário: