quarta-feira, 19 de maio de 2010

A política de um bom escritor - por Adriano Siqueira

Escrevo desde a década de 90, bem antes de existir a internet no Brasil.
Neste meio tempo, acompanho de perto muitas formas de mostrar o seu trabalho literário.

Já criei grupos, fiz fanzines, participei de eventos, palestras, exposições, bate-papos e uma infinidade de meios de comunicação. Em tudo que conheci e aprendi fiz o texto abaixo que sempre sigo como regras que me ajudaram muito no que faço e que agora passo para meus amigos e visitantes deste meu espaço.


Abraços
Adriano Siqueira


---------------------------------------------------------------------------------------------




A política de um bom escritor
por Adriano Siqueira

1 - Participe de todas as formas de comunicação possíveis!
Um escritor tem que ser fácil de achar. Nunca se sabe quando a mídia vai te procurar, mas quando faz, você deve estar disponível na comunicação.

Então tenha blogs, sites, e-mails, participe de grupos de comunicação interativa, e disponibilize os seus contatos para cada e-mail que mandar. Deixe claro que é fácil de se localizar.

2 - Participe dos eventos.
Você já percebeu alguns dos seus amigos comentarem que um certo escritor nunca apareceu?
Pois é. Um escritor deve participar de eventos, bate-papos, encontros e, se possível, até em eventos que não sejam relacionados diretamente com a literatura, mas que tenha um apoio cultural como mostra de curtas, encontros no cinema, teatro, etc.
Os relacionamentos são sempre bem-vindos. É importante dar atenção e falar. Se alguma pessoa não te conhece, não seja rude e nem faça ironias gritando para todos - Esse cara não me conhece!
Seja gentil com todos. É educado e sempre fará com que a pessoa tenha uma boa imagem sobre você.

Fazer uma boa amizade é que é realmente importante. Troque e-mails, faça um cartão de visitas com todos os seus dados e deixe com as pessoas que querem te conhecer melhor. Nunca dê uma de afobado mostrando a sua obra, falando dos seus projetos e livros. Tudo é apenas um evento e, para se conhecerem, comente rapidamente apenas sobre os seus planos e depois continue o assunto por e-mail.

3 - Saiba a diferença entre Interessado e interesseiros.
Se você é o tipo de pessoa que sorri para um editor e logo já diz: "- Prazer meu nome é tal, sou escritor e tenho um projeto aqui que você precisa ver agora", é bem provável que ele olhe para você e diga: "- Não pode ser para depois? Eu estou ocupado e cansado, pois este evento foi complicado de fazer."

Certamente você, além de interesseiro, ainda se passou por chato.
O certo a fazer é respeitar o momento. Assistir o evento com calma. Você está lá para conhecimento, para saber mais sobre o que tentam passar.
Principalmente se é um evento sobre um livro. Seja interessado. Escute com atenção e se achar um erro pode até falar discretamente depois, como uma forma de opinião. Lembre-se que você está lá como público e não como escritor. Mas não esqueça que a sua divulgação pode vir de uma forma simples, como presentear os Organizadores daquele evento com um livro seu. É uma forma de mostrar o seu trabalho sem atrapalhar ninguém.

4 - Meu nome no Google.
Muitos escritores querem aparecem no Google. Ferramenta de procura da internet. Se você é um frequentador do Orkut e escreve mais de mil mensagens por mês, esqueça. Nada que você escreve no Orkut vai aparecer no Google. Por isso, crie um blog. Não custa nada e seu nome vai aparecer. Existem vários blog's diferentes. Wordpress, Blogspot entre outros. O cadastro é simples e é fácil de inserir notícias e textos. Com as ferramentas destes dispositivos você pode colocar numerador, ter seguidores, indicar outros sites que gosta ou participa.
É importante entender que não é só por ser um escritor que você deve apenas colocar nos seus links dos amigos escritores. Lembre-se que a possibilidade de um escritor trocar link com o seu blog é difícil. Principalmente se ele nunca leu nada sobre você. A não ser que você seja muito conhecido. Lembre-se que quem te lê quer saber mais sobre o que está acontecendo no mundo literário. Coloque links dos divulgadores desta área. Links que falem da literatura e não se esqueça de indicar quem te indica. Pois é bom para as pessoas conhecerem os trabalhos de quem te indica e assim o seu visitante tem uma ideia de como são as pessoas que te seguem, que te indicam e também é uma forma de ter mais amigos e se divulgar.
Lembre-se que quem tem mais indicação em outros blogs, são os que mais aparecem nos sites de procura.

5 - Quero divulgar meu livro.
Não espere que fazer um blog apenas para colocar notícias só sobre seu livro trará visitas. Mostrar assuntos variados sobre um tema ou falar do que acontece no meio literário ajuda muito. Não só na procura de informações como também na divulgação do seu blog, da sua ferramenta de informação. Mostrar os lançamentos que acontecem e os eventos que vai participar é uma forma de você mostrar que é ligado ao setor literário e é um escritor sempre informado. Não seja limitado mostrando apenas sobre seu livro. Isso só vai fazer com que os visitantes apareçam de vez em quando.
Torne-se um comentarista. Uma pessoa que indica livros e bons programas de TV, comente sobre um filme, coloque um trailer. Fale de um autor que gosta ou que vai ler o livro de um escritor nacional e diga um pouco sobre a obra. Mostre que você tem personalidade.

6 - Criticar pode ser negativo.
Não tenha o hábito de criticar demais, dizer que o seu livro é melhor do que todos que ja escreveram sobre aquele assunto, ou que aquele certo autor não sabe nada e que você vai provar isso na sua obra. Pelo contrário. Indique os livros que falam sobre o assunto que está escrevendo para que seu público saiba mais sobre o assunto.


7 - Pesquisar muito.
Conheça tudo que acontece no campo literário. Assista programas específicos sobre o assunto, leia os debates que estão nos grupos. Conheça as pessoas que fazem os sites de divulgação.

Mantenha sempre contato. Cadastre-se nos boletins dos portais referente à literatura. Veja se tem algum novo meio literário da internet como Fanzines, Revistas, e-books, etc. Veja como colocar um anúncio do seu livro neles. Mostre seu trabalho para os que podem divulgar mais ainda a sua obra.
Presenteie alguns sites ou blogs para sortear o seu livro ou mesmo para divulgá-lo.
Mantenha a sua obra sempre comentada. É importante para o autor mostrar que a sua obra está nos melhores sites de divulgação e de pesquisas sobre literatura e os divulgadores vão ajudá-lo, pois você vai se mostrar uma boa pessoa que reconhece o trabalho dos divulgadores e sabe que eles merecem e têm uma obra sua como agradecimento por todo o trabalho que eles têm. Todo mundo sabe que certos sites pagam para ficar no ar. O reconhecimento por este trabalho deve ser muito bem respeitado e o escritor depende deste meio para aparecer. Por isso é importante que o escritor agradeça o apoio de forma justa e correta ou o escritor pode ficar com fama de mesquinho e isso influencia muito entre os divulgadores.

8 - Tenha sempre em mãos nos seus arquivos a capa em alta resolução e o release da sua obra.
Nem sempre os meios de comunicação procuram diretamente a editora sobre os livros e podem ir diretamente ao escritor, principalmente se ele se destaca mais que a editora. Por isso tenha sempre tudo sobre o seu livro para que, rapidamente, você passe tudo sem demora. Quando houver oportunidade, procure os e-mails dos grandes divulgadores de livros e envie seu release com seus dados e a capa do seu livro. As vezes você não aparece nestes sites por não terem dados sobre a sua obra.

9 - Configure o seu e-mail para que em todas as suas respostas tenham o endereço do seu site, blog, twitter, facebok, etc. Assim o pessoal pode saber mais sobre o seu trabalho sem ficar perguntando se você tem site ou Blog ou twitter.

10 - As vantagens de um e-book.
Quando você acha que tudo que escreve pode e deve ser guardado para uma futura publicação, lembre-se que o seu público merece ter em mãos uma obra sua como presente. Um e-book pode não só deixar o público mais perto das suas atividades como também pode se divulgar para os que ainda não conhecem tudo o que faz. Em um e-book você pode colocar uma relação de todas as suas obras, todos os seus sites, links de matérias e contar mais sobre você. Depedendo do formato em que o seu e-book vai estar, a obra entra nos sites de procura.


Abraços
Adriano Siqueira

24 comentários:

Fabiana Pimentel disse...

Sensacional! Muito bom ter a oportunidade de ler dicas tão valiosas. Parabéns!!!!

Heidi Gisele Borges disse...

Dri, são dicas incríveis, parabéns e obrigada por dividi-las!

Bjo

Adriana disse...

Dicas perfeitas! Faço coro às meninas!! Obrigada por dividi-las conosco! Beijo!!!

Tiago Castro disse...

Grande Adriano, dicas realmente fantásticas. Acredito que todos os escritores, novatos ou não, deveriam seguir essas dicas! Muito bom!

Abraços

Parreira disse...

Esse post é um verdadeiro Manual de Cavalheirismo Literário. Mais que isso: vai além da literatura: são dicas importantíssimas para o relacionamento humano.

Parabéns, Adriano!

Andreia disse...

Olá Adriano,

Excelente artigo! São os dez mandamentos que um autor realmente deveria seguir para conquistar amigos e leitores, e também evitar que outros fujam dele como o vampiro foge da cruz e alho. Parabéns e agradeço pelas valiosas dicas.

Abraços!

Alice Désirée disse...

Gostei das suas dicas! Eu escrevo mas não me considero uma escritora porque nenhum dos meus "livros" está completo..hehe..Além disso, tenho vergonha de mostrar meus escritos para qualquer livraria, já que existem tantos livros bons...Seria um problema se eu assinasse contrato com uma editora e escrevesse livros um diferente do outro? É que minhas ideias de histórias são muito distintas..rsrsrs..É que eu tava escrevendo um suspense e agora estou escrevendo algo tipo um drama mas infanto-juvenil e tenho planos de escrever um policial e um drama mais adulto...Todas essas histórias tem plots, mas em algum trecho fica muito difícil escrevê-las..rsrs..
=1

Marcelo Galvao disse...

Boas dicas, já foram devidamente retweetadas :) Um abraço.

Ravens House Brasil disse...

Dá-lhe, Siqueira!!!
PARABÉNS!!!

Leandro Reis disse...

Parabéns pelo Post meu caro. Vou repassá-lo para algumas pessoas que farão excelente uso dele.
Por ora, o post tb ajudou a conecê-lo melhor. As coisas acabaram meio coridas no lançamento do Cav&Dragoes.
Mais uma vez, parabéns!

Unknown disse...

Mau caro, acho que deveria contratar um revisor. Não é caso de estilo, é de erro, truncamento. Se escreve há tanto tempo, deveria, ao menos, aprender a dominar o mínimo da língua. Santo Deus!

Daniel.

Adriano disse...

Agradeço sinceramente todos os comentários. É sempre bom receber tantas visitas e se sintam a vontade para continuarem vindo aqui. Meu castelo é de vocês.

Abraços
Adriano Siqueira

Debby Lenon disse...

Parabéns pela iniciativa do texto, são importantes dicas para quem está começando agora.
beijo grande no coração
Debby

Fabi disse...

Não quero criar polêmica, nem tão pouco gerar um debate, mas o comentário do SETIMO (que por acaso se escreve com acento, mas que foi ignorado completamente pelo indivíduo) foi extremamente maldoso. Afinal, uma pessoa que escreve SETIMO sem acento e "Mau caro", no lugar de meu caro, com certeza deve ter esquecido de olhar para o próprio umbigo! Péssimo!
Antes que eu seja questionada, sou jornalista e não vejo erros grotescos no texto, assim como diz o Daniel (vulgo SETIMO).

Bondgirlpatthy 007 disse...

Olá Lord Dri. Suas dicas são mto legais e algumas eu já aproveito. Essa de divulgar automáticamente o blg no e - mail é ótima, vou usar. Bjs

Nina disse...

Não sou escritora, nem tampouco pretendo ser, pois sei que talento para isso me carece...mas admiro muito o talento de vários escritores, como vc, a Tânia e tantos outros.
Sem dúvida q suas dicas são incríveis e parabenizo vc por dividi-las com todos, isso só mostra que além de possuir um talento incrível na escrita, tb possui humildade.
Parabéns Adriano!

Anderson Faleiro disse...

um texto excepcional, muito informativo e muito bem escrito, muitas dicas bem elaboradas
:
:
curti muito
:
http://bonecozumbie.blogspot.com/

JRP disse...

Só tem um problema na sua parada: você-só-escreve-sobre-vampiros.

Nada contra o tema mas é que, no seu caso, você não tem NADA além disso.

Você é um bitolado, cara.
Só escreve sobre os temas da moda, as coisinhas de sempre, o que esse povo besta curte.

Mas e aí?
Você vai ficar eternamente nessa bobajada?
Vai ficar punhetando o "desejo de sangue" dos outros?

Olha, bicho, pra mim, o que você faz é mostrar-se um autor limitado pra caramba.

Tapado mesmo.

Quero ver se você é macho de sair do meio da turminha vamopiresca e escrever outra coisa.

Ao mesmo tempo, "cavalheirismo" vai do gosto do freguês.
Eu acho falso.
Não gosto de me anular, nem de cortar minha opinião, só pra vender um ou dois livros a mais.

Pra mim, qem faz isso é mentiroso, cínico ou interesseiro.
E eu não sou N.D.A.

Enfim, você não disse nada que ninguém que pense não saiba.

Daniel Borba disse...

Oi Adriano, muito bom o post. Não entendi as críticas acima...hehe...

Abraço!

Cirilo S. Lemos disse...

Ouvir experiências é sempre bom.

Anônimo disse...

Interessante, usual, ético até mesmo para velhos escritores.

Anônimo disse...

Muito bom! A quintessência do cavalheirismo

Agora sobre os posts do estimado JRP...
Meu querido. Entendo sua ira sobre modismos. Mas acusar e sair correndo!? Não acredito que seja a melhor das políticas. Do que falo?? Não há um contato, um link, um blog, um nada seu. Como posso achar sua opinião no mínimo "considerável"? Crível, justa? Apenas foste... passional

QUE FIQUE CLARO! Não conheço e nem mesmo li nenhuma obra do Sr. Adriano Siqueira. Queria comparar suas obras com as dele.

PORÉM... Sem achar nada de ti só posso concluir que voce é como aquelas crianças que tocam a campainha e saem correndo. Ou ele roubou tua namoradinha do colégio?

Cuidado meu caro JRP pois colando suas próprias palavras
(Enfim, você não disse nada que ninguém que pense não saiba.)

Alías agora vou imitar voce e não me identificar

Ass. ZEZÃO!! hehe

Onçana disse...

Adorei o post!
Nos tempos atuais, nos quais boa educação está se tornando artigo de luxo e disparar criticas aleatórias parece ter se tornado um esporte, seu texto se demonstra bastante didático!

Agora fiquei curiosa pra ler algum de seus livros! =^o^=

jane disse...

achei o seu post , rico em detalhes e de muito bom gosto, vem para nos ajudar e fazer com que amamos cada vez mais a literatura!Obrigada pelas dicas, com certeza seguirei a risca...obrigada e desde já sua fã...