domingo, 6 de setembro de 2020

Resenha livro - Terra Americana

 




Livro: Terra Americana

Resenha: Vanessa Matos

https://instagram.com/vanessa.matos.5872




Terra Americana

Autora: Jeanine Cummins

O livro conta a história de Lydia e seu filho Luca, naturais da cidade de Acapulco, localizada no estado de Guerrero no México, onde sua família foi vítima de uma imensa tragédia, na qual 16 membros de sua família foram mortos em uma festa de 15 anos pelo cartel mais poderoso da região: Los Jardineros, o qual é liderado por Javier, que assassinou praticamente toda a família de Lydia por não gostar de uma notícia publicada pelo jornalista, e esposo de Lydia, Sebastián. 

Para que esses dois únicos sobreviventes possam recomeçar suas vidas, eles precisam fugir para longe o mais rápido possível. E o único lugar que permite Lydia ter uma ideia de viver em segurança são os Estados Unidos. Então ela embarca com Luca em uma fuga implacável e muito emocionante, onde retrata dramas de pessoas provenientes de diversos locais, cada um fugindo de uma situação diferente, de um tipo distinto de violência, com a esperança de uma vida melhor. 

Ao longo dessa jornada, que dura mais de 50 dias, e onde serão percorridos mais de 2 mil quilômetros, tanto através de caminhada quanto de uma carona proibida e extremamente perigosa em um trem de carga chamado de La Bestia, serão enfrentados inúmeros perigos de diversas naturezas, incluindo cartéis de narcotraficantes que dominam muitas das rotas percorridas pelos migrantes. 

É um livro excelente, com mapa do México, onde se passa a história, de modo que o leitor consiga ter uma ideia do quão expressiva é a distância que os personagens estão percorrendo.

“Terra Americana” possui personagens muito bem construídos, com narrativa em terceira pessoa e com uma escrita fluida que prende e impressiona o leitor através de diferentes histórias de vida e de superação desde a primeira página, conduzindo o leitor a reflexões do cotidiano.


2 comentários:

Camille Pezzino disse...

Achei a proposta do livro muito boa, gosto de personagens bem construídos também. É o ponto alto de um livro junto com a escrita. ♥

Unknown disse...

Livro sensacional...