quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Entrevista com Maria Ferreira Dutra

 





Entrevista Revista Literatura Marginal com a Maria Ferreira Dutra
@Revistaliteraturamarginal.13

Maria Ferreira Dutra @mariafsdutra
<mariajfsdutra@gmail.com>

RLM 1- Qual o segredo para escrever? A inspiração vem de onde?

Maria Dutra - A inspiração muitas das vezes vem dos meus sonhos, posso até não me lembrar do que sonhei, mas ao me levantar, ainda meio sonolenta, andando feito um zumbi,  me vem aquele monte de informações na cabeça e essas ideias de diálogos ou imagens se transformam em escrita.

Mas isso não significa que me inspiro somente em sonhos.

O mundo em que vivemos é a maior inspiração que podemos ter, somos rodeados de pessoas, situações do cotidiano, tudo é inspiração, por mais simples que possa parecer. 

A chuva por exemplo me inspirou a escrever  o conto: AMOR ETERNO. Olhei pela janela do meu quarto e vi a chuva caindo, uma tempestade, poucas pessoas na rua, mas consegui registrar uma moça com um guarda-chuva lilás andando na calçada, fotografei-a já pensando em  escrever a história da Flávia e da Tereza, duas jovens que se apaixonaram na adolescência, mas o destinos as separaram e nesse tempestade elas se reencontraram.

"FOI O DESTINO" é um outro conto que escrevi baseado em  uma cena do cotidiano.  Eu estava sentada em minha sala quando vi dois carros se chocarem, aí me veio o lampejo de escrever a história.

Esteja onde vocês estiverem,  andem sempre com um bloquinho e uma caneta no bolso, na bolsa, você pode se deparar com alguma situação e transformá-la numa história e encarar todas as possibilidades que existem.

O mundo é um livro aberto e cabe aos escritores decifrá-lo todos somos capazes 

https://contosdevampiroseterror.blogspot.com/2020/02/amor-eterno-por-maria-ferreira-dutra.html

RLM 2- As artes sempre fizeram parte da sua vida?

Maria Dutra - Talvez fizesse e eu ainda não tinha me dado conta, me lembro quando eu estava na terceira série do ensino fundamental e a professora passou um trabalho de arte onde a proposta era usar somente as cores primárias para representar a música Aquarela, de Toquinho. 

Foi um trabalho para fazer em aula, não tivemos apoio dos pais ou da professora, o que valia era a imaginação.

Em uma cartolina branca fiz o cenário de uma praia e nele representei todos os elementos da música, sol, luva, castelo, lua, guarda-chuvas. No final da aula os trabalhos foram recolhidos e na semana seguinte foram devolvidos. O meu trabalho foi o último a ser entregue. A professora sentou do meu lado, eu gelei, pensei: fiz alguma coisa errada e ela não gostou, fiquei dura esperando uma chamada, mas não eu só queria saber como eu havia conseguido fazer um trabalho tão bom com tão pouco material. Claro que não lembro a resposta que eu dei, mas ganhar a nota máxima foi motivo de muito orgulho. Foi tão gratificante para mim, que até hoje, lembro o seu nome. Professora Eliane.

Hoje tenho me dedicado aos desenhos e descobrindo que é o que eu gosto de fazer.

RLM 3- Quando começou a desenhar você tinha ideia que um dia iria ter seus desenhos publicados em um livro?

Maria Dutra - Estou muito feliz em ter meus desenhos publicados em um livro. Foi algo que nunca imaginei que aconteceria.
Inspirada e incentivada pelo escritor Adriano Siqueira a produzir desenhos que remetessem imagens do mundo do bestiário, os desenhos acabaram caindo nas graças do escritor James Gallagher Junior e do Thiago Guimarães da Editora Dark Books que me deram essa oportunidade de mostrar o meu trabalho. Um presente que levarei para sempre muita gratidão

RLM 4- Os desenhos que faz tem relação com o que escreve?

Maria Dutra - Na maioria das vezes sim, pois gosto de colocá-los nos meus escritos, mas tem aquele momento que você pode sentir vontade de desenhar aquela flor que você admirou, um cachorro que te acompanhou enquanto você caminhava tem tanta coisa. Agora mesmo estou com a imagem de uma bolsa marrom avermelhada na mente e certamente irei desenhar em algum momento. Vou anotar para não esquecer.  

RLM 5- Gosta de desenhar preto e branco?

Maria Dutra - Gosto sim, um desenho pode ser muito bem colorido usando somente o grafite, nele podemos encontrar diferentes tonalidades, texturas e linhas usando a mesma cor, alterando somente o modo de segurar o lápis e de pressioná-lo no papel. E sem falar que formas e profundidade são mais bem percebidas em preto e branco o que ajuda a apurar e definir melhor o jeito de olhar e analisar as imagens. E não é necessário o uso de material caro, o fundamental são o conteúdo, a estratégia e as propostas de ação.  

Também é possível desenhar usando materiais simples, como o carvão e até mesmo a tradicional caneta esferográfica.

RLM 6- Você também narra os seus contos?

Maria Dutra - O fato de não me sentir confortável diante das lentes acaba me inibindo de fazer determinadas apresentações, mas já narrei sim, Narrei um conto de minha autoria para  para o Programa:: Leitura Dramatizada, canal do Rodrigo Gallo no youtube. 

Mas pretendo fazer outras narrações de minha autoria ou não.

RLM 7- Qual mensagem você deixaria para quem quer começar?

Maria Dutra - Para quem tem interesse em começar a desenhar, pintar ou escrever, vai ai uma dica muito simples. Pegue papel, caneta, lápis e comece o seu trabalho. Você pode até achar que não está bom, realmente no início pode ser que não saia algo tão perfeito, mas continue escrevendo, desenhando, pintando até chegar a perfeição . E poço de dizer que ninguém chega 100% a perfeição, se isso fosse possível, não faríamos um  desenho e sim algo real. Imagina se  desenharmos um leão, um lobo ou outra fera existente real. Eles sairiam do nosso papel e nos devorariam.  Não se preocupe com o desenho de fulano, beltrano ou ciclano . Muitas das vezes deixamos de realizar algo por acharmos que o outro está melhor. invista em você , busque conhecimento. cada um tem o seu estilo.

Comece hoje mesmo pois você tem o material na sua mão. Escreva no celular, computador ou no caderno, só não deixe de começar e isso só depende de você.

Muito obrigada pela oportunidade da entrevista e vamos nos conhecendo mais 

Grande abraço

Maria Ferreira Dutra


Nenhum comentário: