sábado, 19 de junho de 2021

Quem foi Modigliani?

 A talentosa arte de Amedeo Modiglianio

Por

Adriano Siqueira





Existem muitas histórias de amor e  mistérios que envolvem os artistas do passado e a mais dramática é a do Artista plástico e poeta Amedeo Modigliani.

Conhecido como um dos mais importantes artistas do início do século vinte em Paris, o italiano pintor nasceu em 1884, ele era judeu e filho de uma família pobre. Mudou para Paris aos 22 anos. Tornou-se célebre por produzir obras com pessoas de pescoços alongados e ombros largos e baixos. Era um homem que bebia muito e que mais tarde acabou trazendo sérios riscos a sua vida. Era um boêmio e conheceu muitos pintores em sua jornada artística incluindo Picasso. 

Ele pintava muitas mulheres nuas e escurecia os olhos dizendo que só os pintaria se conhecesse a sua alma. 

Modi conheceu a musa da sua vida Jeanne Hebutern e foi uma dificuldade muito grande para poder casar com ela. Jeanne era de um família rica e teve que abandonar tudo para poder viver com Modi.

Modi morreu cedo. Com 35 anos de Tuberculose deixando a esposa e um filho. Jeanne não conseguiu superar a sua morte e se suicidou cinco dias depois pulando da janela.

Muitas obras de Midigliani ficaram famosas. 


Aqui no Brasil a Artista Maria Ferreira Dutra que mora no Rio de Janeiro, tem uma admiração pelo pintor e já fez algumas releituras de suas obras. 









O filme "Modigliani" Produzido em 2004 mostra a vida do artista e sobre o seu amor por Jeanne. O ator que interpreta o Pintor é o Andy Garcia e vale a pena assistir.



Nenhum comentário: