segunda-feira, 19 de maio de 2014

Vampiros e suas primeiras histórias



O QUE É UM VAMPIRO
substantivo masculino
ente imaginário que sai de noite da sepultura para sugar o sangue das pessoas, sobretudo crianças;

ZOOLOGIA
nome vulgar extensivo a alguns morcegos, em especial aos verdadeiros hematófagos da América tropical que sugam o sangue de alguns animais (incluindo o homem adormecido), e que são também acusados de transmitir ao gado a raiva bovina;

Popular:
morcego de grande porte;

Figurado:
pessoa que se locupleta à custa de outra;

(Do sérvio upir, «sanguessuga», pelo fr. vampire, «id.»

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

vam.pi.ris.mo sm (vampiro+ ismo)
1 Crença nos vampiros.
2 Estragos dos vampiros.
3 Avidez excessiva.
4 Qualidade de vampiro.
5 Atitude própria de vamp.

conforme Michaellis

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

NA LITERATURA

Bram Stoker foi o escritor que divulgou para o mundo a lenda sobre vampiros. Mas ele não foi o primeiro a escrever sobre este tema.
John Polidori escreveu a história chamada "The Vampire". Ela foi publicada em abril de 1819 na revista New Monthly Magazine. (por isso acho importante que os escritores brasileiros tenham seus contos publicados em revistas e jornais. Isso conta muito.) E teve James Malcolm Rymer – “Varney the Vampire” 1847 e algum tempo depois "Carmilla" de Sheridan Le Fanu, publicado pela primeira vez em 1872 e finalmente Bram Stoker escreveu o livro "Drácula" em 1897.

O primeiro filme baseado no livro "Drácula" foi Nosferatu, 1922 mas a viúva Florence Stoker processou a produtora por ser um plágio da obra de Stoker. Ela ganhou e todas as copias deste filme seriam queimadas. Por sorte isso não ocorreu e por isso, ainda hoje, podemos assistir o filme "Nosferatu". Mas será que este filme foi mesmo o primeiro?

Uma recente descoberta de Lokke Heiss, um pesquisador disse à Reuters em junho de 2003 descobriu que o primeiro filme de vampiros feito na Hungria, em 1921, meses antes de Nosferatu.

Seja como for. Florence Stoker só processou o Nosferatu e autorizou uma Produtora a fazer o filme "Drácula" de 1931 com o ator Bela Lugosi. Este filme trouxe muitos detalhes vampirescos que até hoje existem nos filmes de vampiros. O Castelo, A hipnose, um cavaleiro sedutor, as transformações e as roupas.

Dormir no caixão também era um artigo importante para os filmes de vampiros. Hoje, por causa deste medo dos vampiros foram criados equipamentos tecnológicos. Agora existem câmeras de vigilância até em caixões. para observar os falecidos. O medo destas antigas lendas é um dos grandes motivos para que algumas pessoas utilizem essa nova tecnologia.

Se essa tecnologia existisse no tempo do Van Helsing, ele não usaria um cavalo branco para caçar túmulos de vampiros.


Nenhum comentário: