sexta-feira, 11 de outubro de 2019

A grande lição - conto infanto juvenil




A  Grande Lição

Texto: Maria Dutra @mariafsdutra

      Marcelo era um menino muito travesso, na escola gostava de pregar peça nas outras crianças e todos os dias aprontava uma travessura.
 Aline sempre era a primeira aluna a chegar na classe, todos os dias. Mas nessa quinta feira, foi a última aluna a chegar e só tinha um lugar na classe para se sentar e o lugar era do lado do Marcelo.
Aline olhou meio desconfiada com receio de se sentar do lado do amigo, mas Marcelo se levantou educadamente e a convidou a se sentar. Ela pensou " como ele está simpático hoje"! Aline aceitou o convite com um lindo sorriso e um obrigado. Ele então se levanta e ajeita a cadeira para ela se sentar. Aline arruma a mochila na carteira e ao se sentar; pimba! Marcelo puxa a cadeira e a Aline cai de bumbum no chão. A classe inteira rir da situação.
 A professora chama a atenção do Marcelo e o manda para a secretaria.
 No dia seguinte Marcelo entra no banheiro onde o amigo Saulo se encontrava, pega uma caixinha de estralinhos e joga no banheiro assustando o amigo e todos que estavam ali. Marcelo sente dor na barriga de tanto rir do susto que eles tomaram.
 As vezes escondido dos pais ele leva umas máscaras de mostro  para assustar os amigos e um dia no refeitório no horário do almoço ele pregou uma peça no Henrique, que ao abrir o armário de pratos do refeitório  da de cara com uma máscara assustadora. Quem era?! Ele mesmo o Marcelo, Enrique se assusta e com o grito de medo sai  correndo assustando todos que estavam presente.
 Os pais do Marcelo viviam sendo chamados na escola e Marcelo como punição ficava  uns dois ou três  dias sem poder frequentar a sala de aula, tinha que fazer todo seu dever na secretaria.
A professora de ciência passa um trabalho em grupo e nesse grupo estavam: Saulo, Aline, Reginaldo e Samanta que resolvem chamar o Marcelo para fazer parte também.
 A reunião de estudo foi marcada na casa do Saulo a tarde e depois todos dormiriam lá. Seu Aristides, pai do Saulo é marceneiro e gosta de fazer peças diferenciadas.
 Saulo e seus amigos o pedem algo inusitado; um armário e uma penteadeira bem leve com dois buracos nas laterais e no fundo, dois buracos na porta do armário, uma cadeira com fundo falso e uma cama com movimentos vibratório.
 A noite cai e com ela uma chuva  muito forte com muitos raios e relâmpagos, Saulo diz para o Marcelo que ele teria que dormir sozinho visto que seus amigos sentiam receio das brincadeiras dele; ele como um menino que não tinha medo de nada aceita numa boa.
 Marcelo já se encontrava dormindo até que por volta das 11:30 h todas as luzes se apagam e muitos ruídos terríveis são ouvidos no quarto : booo, rec-rec-rec, os móveis se mexiam, andavam , tinham cabeças , braço e pernas.
 Marcelo acorda assustado, é a primeira vez que ele demostra  medo de alguma coisa. A cama o abraça cheia de mãos, muitas imagens de monstro aparecem nas paredes do quarto.
Marcelo apavorado chamava pelos amigos, mas ninguém apareceu  para ajudá-lo, ele força a porta do quarto na tentativa de sair mas esta estava fechada e ele não conseguia sair de lá. Então Marcelo resolve enfrentar o seu medo e pega um machado que se encontrava no quarto e começa a golpear os móveis, enquanto isso ele é puxado para dentro do armário, em pânico ele luta com aquele monte de braços, panos ele não sabia com que ele estava lutando realmente. Conseguindo sair de dentro do armário ele continua  golpeando os móveis. Tudo isso  acontecia em meio a escuridão. Todos os móveis  se aproximavam dele e ele gritava  e se arrepia de medo.  Marcelo corre para um canto do quarto se senta encolhido grudado a uma parede, um dos amigos acende a luz, todas as crianças saem de dentro do armário, da cama, da cadeira e Marcelo olha para a cara dos amigos assustado. Marcelo percebe que aquilo foi uma lição que ele recebeu dos amigos.
A cara de pânico dele era tão visível que os amigos ficaram com pena e disseram que nunca mais revidaria uma situação dessa maneira, Marcelo responde que estava tudo bem e que ele mereceu o que eles fizeram. Todos se abraçaram e Aline mostrou para o Marcelo que o machado era de brinquedo e por isso nem ele nem ninguém saiu machucado.
O quarto ficou uma bagunça e tudo que estava no quarto e virou lixo, foi levado para o quintal no dia seguinte, e seu Aristides fez uma fogueira com todo aquele entulho e todos ficaram assistindo o fogo queimando. E enquanto isso as crianças conversavam sobre a noite de terror e que haviam se  arrependidos dessa  brincadeira macabra .

Nunca mais Marcelo foi o mesmo menino terrível, todos os dias ele chegava na escola cumprimentava os amigos, professores, diretores entre outros não se viu Marcelo fazendo nenhuma estripulia, passou a tirar notas boas e dois anos depois  recebeu o diploma  de melhor aluno do ano em comportamento, ciência, história e geografia. Foi o melhor presente que  os pais  puderam receber naquela formatura.

Texto: Maria Dutra.

Nenhum comentário: