quarta-feira, 3 de junho de 2020

O mundo é feito de Arte





O mundo é feito de arte

Texto / escultura do Rinolver e a primeira música produzido por Maria Ferreira Dutra
e Adriano Siqueira

Rinolver e Neville Desade entram na classe e com as crianças sentadas em seus lugares eles começam a falar e cantar.



           --------------*********---------------

Não deixe a arte morrer, 
não deixe a arte acabar, 
o mundo é feito de arte,
e arte que vamos amar. 

Seja a minha seja a sua 
não importa o estilo que tem. 
A arte é maravilhosa
em todo o mundo ela tem. 

Eu tenho a arte da música
e da dança é você que tem , 
vamos juntar a nossa arte
e passar ela para alguém. 

Eu ensino com orgulho 
as palavras que a arte tem
e você com a sua pintura , 
pinte um palco para alguém. 

Sua música é o meu compasso
onde eu levo ao teatro também. 

Vamos juntos minha gente
mostrar a sua arte também.

       ------------------**********---------------






—  Bom dia criançada, eu sou o professor Neville e esse é meu ajudante de aulas, o Rinolver. 

Depois que todos os alunos se apresentaram o professor Neville conversou sobre as várias formas de arte e a música. Ele queria saber em qual estilo de arte seria mais adequada para os alunos. Ele não gostava do método de que todos deveriam pintar juntos ou esculpir juntos. Ele queria que cada um mostrasse o que sabia e assim fornecia os materiais para todos. 

Quando a aula acabou uma criança que se chamava Júlio passou sem sorrir para o professor e Neville foi conversar com ele.

—  Meus pais não se importam com meus desenhos e eu não quero mais desenhar.

— Julio. Os maiores pintores e desenhistas tiveram problemas para mostrar as suas obras e acabaram virando imortais nas artes. 

Neville mostrou um livro com muitas pinturas e deu para o Julio levar. 

No dia seguinte Julio disse que os pais rasgaram o livro de artes dizendo que eles só ganharam dinheiro quando eram pintores velhos. 

Neville e Rinolver tinham que fazer algo. Quando acabou a aula eles planejaram um movimento a favor da arte. 

------------------------*********--------------

Dia 3 de junho

Dia de combater a falta de valorização ao artista. 

"Respeitar um artista é abrir as portas para a cultura regional e popular." Neville Desade e Rinolver

1 - Reconheça ou estimule o trabalho de um amigo. 

2 - Incentive a tirar os seus sonhos da gaveta e a mostrar a sua arte.

3 - Faça ele perder o medo de mostrar quem reamente ele é e o que produz.

4 - Tenha interesse em ver a obra do artista e opine de forma positiva.

5 - Seja ativo e estimule o trabalho artistico de todos, pois eles vão lembrar das suas palavras para sempre. 

---------------******----------------

Vamos produzir esses cartazes e espalhar pela cidade em jornais, revistas e a internet. 

Com esse movimento cultural, os pais de Julio vieram falar com ele.
Na conversa Neville explicou que a criança precisa de incentivos para crescer e desenvolver seus talentos e que era melhor ter um filho artista do que ter alguém que vai viver a vida toda sem saber do que ele é capaz. E deu o cartaz para a família ajudar a divulgar esse movimento. 

De tarde todos se reuniram e tocaram um samba. 


-
----------*******-----------

Minha floresta é encantada

As árvores com seus galhos de pincéis.

As plantas dançavam com o vento e lançavam gotas coloridas que pintavam as calças e camisas.

O vento tocava uma gostosa melodia. 

O rio era cheia de cores para pintar.

O barro secava rápido para fazer  esculturas e pintar.

As núvens caiam no rio para absorver as cores e com o vento espalhar. 

Os bambus ja vinham furados e cortados para a fláuta cantar.

As pedras eram planas e fáceis de desenhar e pintar. 

Essa era a minha floresta
Muita arte para sorrir e brincar. 

Por Neville Desade e Rinolver

--------------******------------


Personagens maravilhosamente elaborados texto  primeira música e escultura por Maria Ferreira Dutra
Texto: Adriano Siqueira e Maria Ferreira Dutra



Nenhum comentário: