quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Gárgulas -Matéria -,Adriano Siqueira

 





Eles estão te vigiando

Por: Adriano Siqueira


Desde o tempo do antigo Egito as gárgulas estão presentes em alguns prédios e também igrejas góticas como a Notre-Dame. Isso levou a muitas curiosidades sobre suas lendas mistérios sobre esses monstros de pedra que repousam atentamente e olham para todo o movimento no local. 


Não é a toa que os grandes heróis que combatem o crime nos quadrinhos e no cinema fique justamente onde elas estão, no topo dos prédios. Homem-Aranha, Demolidor, Batman, A Caçadora e muitos hérois, já trocaram ideias sobre as suas vidas e suas angústias por serem justiceiros e viverem nesses lugares para facilitar a busca de bandidos e vilões. 


Eu tenho visto muito sobre Gárgulas. morei um bom tempo no Anhangabaú  e vi bem de perto muitos em alguns prédios de lá. Quando você passeia no centro velho os prédios antigos viram verdadeiras obras de arte. A maioria passeia pelas ruas olhando para frente, mas se começarem a olhar para o alto verão uma verdadeira galeria de arte de todos os tipos. No Teatro Municipal vemos por todos os lados estátuas fascinantes. 


As Gárgulas são feitas para avisar que elas estão acordadas e atentas e isso inibe os que pretendem invadir o local. Uma verdadeira engenhosidade. é como colocar um manequim na janela da sua casa com uma arma na mão. Isso inibiria até o próprio dono de entrar pois talvez não era bem aquela posição que ele havia deixado o manequim. 

Nos Pactos nas encruzilhadas da cidade, poderiam facilitar o transporte do contrato usando o pombo-correio da gárgula a levar até o demônio mais próximo. 


Gargouille era o termo francês  que por aqui virou Gárgula e tem relação com garganta ou gargalo ou até gula mas está ai explicado o nome. Porém Gargouille era uma lenda de um Dragão que soltava água e também fogo e deixou muitas cidades alagadas.


Algo que sempre me deixou curioso. Se esses monstros de pedra eram apenas artes para afungentar os inimigos poderiam logo colocar um canhão em cada canto como existia em alguns castelos. Mas a supertição impera. A saída de água podia prejudicar as paredes, então, para sair a água sem passar pelas paredes foram criados longos canos para escoar bem mais distante, mas ficaria feio visualmente e assim produziram artes e a boca dessas gárgulas eram a saída. Mesmo assim, era assustador ver uma gárgula soltando água pelas narinas e bocas como eu mesmo me assustei também ao ver os três cavalos soltando água na fonte perto do Teatro Municipal em São Paulo. 

Existem alguns filmes e também desenhos fantásticos sobre as Gárgulas. Os Gargoyles que era uma série sombria de desenho da Disney que foi de 1994 a 1997 era um épico que teve muitos fãs e que até hoje pedem para que esta série de desenhos tenha continuidade. O visual sombrio e o tema adulto impressionava. Esperamos que um dia a série tenha um retorno.


Esses monstros de pedras que vivem nos telhados das catedrais ssimbolizavam que so existia o bem dentro do local que guardavam. Era uma boa forma de você se sentir seguro. Porém ao sair, você ficava contanto para ver se todos os gárgulas estão lá ou se tinha algum te esperando perto do seu carro ou no ponto de ônibus. Monstros de pedras me lembrou o Golen. quem sabe se os gárgulas eram da mesma linha de criaturas fantásticas. 


Um filme que gosto de rever e que aborda o tema é o "O Demônio dos Seis Séculos" um verdadeiro cultmovie de 1972 que indico e recomendo. 


Algo recente que li no ano passado Foi o conto "A Lenda do Sidoire" da escritora Maria Ferreira Dutra que conta a história destes seres alados. Vivem nos topos dos prédios e se alimentam de tudo. A história está no livro Bestiário volume 4 da editora Dark Books e que foi organizado pelo James Gallagher Jr. e merece uma leitura.


Algo que aprendi estudando sobre Gárgulas é que nem tudo é só escoamento de água pois, fazer um monstro de pedra que fica de olho em tudo em cima dos prédios faz a gente pensar se realmente são só estátuas. 



Por

Adriano Siqueira

Nenhum comentário: