sábado, 4 de dezembro de 2021

Portinari - Maria Ferreira Dutra

 







Cândido Torcato Portinari

W

Matéria e Pesquisa:

Maria Ferreira Dutra


Muitos artistas dedicam a vida ao registro da cultura do seu país. É também o caso do artista plástico Candido Torcato Portinari.


A obra do artista plástico  Portinari é marcada por sua infância em Brodowski, onde nasceu no ano  de 1903.

 Suas obras demonstram a importância da vivência e da observação das cidades do interior do estado de São Paulo.


Com apenas 9 anos de idade  seu talento foi demonstrado ao trabalhar como ajudante de um grupo de pintores italianos que decorava a igreja matriz.

Após essa experiência, seus pais o encaminharam para ter aulas com o artista Zé Murari e Vitorio Gregilini artista local que copiava estampas de santo. Os dois artistas tiveram papéis fundamentais  no início da carreira de Portinari.


Para dar continuidade à sua formação, ele mudou-se em 1919 para o Rio de Janeiro, onde inicialmente frequentou o Liceu de Artes e Ofícios e, um ano mais tarde, matriculou-se no curso livre de desenho na Escola Nacional de Belas Artes. Cidade Universitária da Univercidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ )

O pequeno Candinho saiu de Brodowski e tornou-se Candido Portinari, grande pintor do Brasil.


Portinari viajou, visitou museus, conheceu o trabalho de muitos outros artistas. Aprendeu muito, mas quase não pintou. Viveu um tempo em Paris onde conheceu a  jovem uruguaia  Maria Victoria  Martinelli  e no ano de 1931, voltou ao Brasil casado com ela que foi sua companheira durante toda a vida e mãe de seu único filho, João Candido Portinari.


Considerado o pintor oficial do País,  Portinari fez muitos trabalhos para o governo, decorando prédios, igrejas, bancos e escolas com temáticas que variaram entre brincadeiras infantis e cenas religiosas e históricas.

Suas obras mostram a realidade com a qual ele conviveu em sua infância, suas observações da vida dos lavradores e  retirantes e um empenho em retratar a história, a tradição e a religiosidade dos brasileiros.


Além de pintar,  Portinari escreveu poemas como:


O Menino e o Povoado  ( Não tínhamos nenhum brinquedo ) de 1958, Deus de Violência, O Menino e o Povoado (Saí das águas do mar)  O Menino e o Povoado ( Sentia-me feliz quando Chegava um circo), Respirar, Sobressalente  entre outras poesias que poderiam encontrar nas redes ou adquirindo livros do artista e poeta.  


POEMA DE PORTINARI


O Menino e o Povoado [Não Tínhamos nenhum brinquedo]



Não tínhamos nenhum brinquedo

Comprado. Fabricamos

Nossos papagaios, piões,

Diabolô.

A noite de mãos livres e

pés ligeiros era: pique, barra-

manteiga, cruzado.

Certas noites de céu estrelado

E lua, ficávamos deitados na

Grama da igreja de olhos presos

Por fios luminosos vindos do céu

era jogo de

Encantamento. No silêncio podíamos

Perceber o menor ruído

Hora do deslocamento dos

Pequenos lumes... Onde andam

Aqueles meninos, e aquele

Céu luminoso e de festa?

Os medos desapareciam


Sem nada dizer nos recolhíamos

Tranquilos...

                                               

                                 Portinari



Candido Portinari pintou quase cinco mil obras de pequeno esboço a gigantescos murais. Foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional. 

Nas suas obras o artista também demonstrou seus medos de criança e os retratou em pinturas de espantalhos.

O quadro O "Espantalho" que também é título de outras obras criada por ele, se refere aos  bonecos das plantações que tanto o assustaram em sua infância.

Outra cena familiar para os amedrontados olhos do menino foi a presença dos retirantes nordestinos nos arredores de sua cidade natal. Vindos das terras secas do Nordeste, os migrantes buscavam trabalho nas fazendas de café e de outras lavouras. Cansados, com suas trouxas penduradas e com crianças no colo, andavam pelas ruas da cidade, causando piedade no menino que cresceu acompanhando esse problema social.

“Os retirantes vêm vindo com trouxas e embrulhos.

Vêm das terras secas e escuras; pedregulhos

doloridos como fagulhas de carvão seco”

(Deus de Violência,  Candido Portinari)

Em pequenas páginas de desenhos ou em painéis e murais de proporções gigantescas, ele produziu imagens de nossa terra e de nossa gente que podem ser vistas em museus e edifícios no Brasil e no exterior, contando a sua história e a do País. Alguns trabalhos estão permanentemente exibidos na casa onde ele morou durante a infância e a juventude: o Museu Casa de Portinari.

O artista, que passava horas fechado em seu ateliê em contato com os elementos tóxicos de suas tintas, foi vítima de intoxicação e não atendeu aos pedidos dos médicos para que se afastasse da pintura. Ele dizia: “Estou proibido de viver, aconselhado a não pintar”.

Portinari faleceu aos 58 anos, em 1962, e sua vida de pintor deixou a pergunta: “A morte será colorida? Qual a cor do outro lado?”

Além das suas próprias histórias, Portinari também ilustrou as de outros autores. Seus desenhos estão presentes em alguns livros como Memórias Póstumas de Brás Cubas e O Alienista, de Machado de Assis, Dom Quixote, de Cervantes, e Duas Viagens ao Brasil, de Hans Staden.

Entre seus trabalhos como ilustrador, destacam-se os 21 desenhos a lápis de cor realizados para o livro Dom Quixote, narrando as andanças do cavaleiro e de seu fiel escudeiro Sancho Pança.

Chama atenção, no entanto, a genialidade das imagen que produziu para o único livro infantil que ilustrou: Maria Rosa  escrito por Vera Kelsey.


Os poemas, as pinturas e os desenhos de Portinari constroem sua trajetória artística, unindo à sua história a história de sua terra – o Brasil. Os temas apresentados nas diferentes linguagens possuem uma gama infinita de leituras e possibilitam reflexão sobre as relações entre texto e imagem, a observação da vida e a sua representação.



– Os Retirante de 1944  Sua tela mais famosa  que retrata a família pobre vítimas da seca no nordeste brasileiro. pintado em Petropolis  eterniza  aqueles que vivem em condições  sub-humanas e precisam emigrar  para conseguirem sobreviver.  Dimensão 190x180cm pintada a óleo.


– O Lavrador de café 1934
Esta entre os temas mais frequentes de Portinari que desenhava  os trabalhadores rurais nas suas atividades cotidianas.
A tela é um trabalho pintado a óleo está no MASP Suas dimensões  100 x 81 cm.


– Menino Soltando Pipa  1947
‐Celebrando a liberdade, brincando. Portinari tem outros quadros  com o mesmo título  e imagens semelhantes .


– O Mestiço1934
Retrata a miscigenação  dos povos que compões  a sociedade brasileira, nossa origem híbrida fruto  originada da mistura europeia com os negros e o índios. 
Óleo sobre tela 81x 65 cm 
Está na Pinacoteca de São Paulo.


– O café  de 1935 

Portinari  foi um artista contemporâneo  e o café  é uma das suas grandes obras  testemunho do período áureo do produto  muitos das suas telas registram essa temática em retrato de trabalhadores fragado em diferente movimento de produção no cafezal.

Nenhum comentário: