domingo, 6 de março de 2022

Lançamento da Revista Atmos

 


Transmídia


O mundo hoje está cada vez mais interativo. Muitos do que se via antes foi transformado para se adaptar aos novos meios de comunicação e assim ter mais expansão para o que criamos e produzimos. Muitos procuram mostrar o que era comum no século passado Gibis, Discos de vinil, Fitas Cassetes, fitas de vídeo e jogos eletrônicos antigos. Para estas notícias estarem alcançando um bom público é preciso conhecer muitas plataformas de comunicação: Podcast, vídeos, Lives, rádio, zines, jornais, sites, portais e revistas onlines.

A Transmídia é assim, um assunto ou produto diluido para vários tipos de mídia com o objetivo de atingir vários usuários que procuram novidades.

Claro que cada mídia tem um jeito diferente de passar a sua mensagem por isso é importante conhecer e estudar para que o produto que queira mostrar alcance o seu alvo. 

Eu comecei usando as BBS,s na década de 90 que eram pacotes trocados online por sinal de telefone para transmitir mensagens. Depois que a internet foi melhorando e crescendo entrei no Geocities e fiz lá o meu primeiro site para poder passar meus escritos e depois com a chegada de procuradores como o Mordomo e o yahoo tive mais conhecimento em achar sites com espaços grstuitos como o HPG e assim minhas comunidades no Egroups (que mudou para Yahoogrupos) foi crescendo para adquirir mais público. Mesmo assim, eu não poderia ficar só na divulgação dos meus textos pela internet então usei algo que ajudaria  muito a divulgar minhas obras. O fanzine. Um livreto que eu distribuia em Casas Noturnas e assim pude usar outra mídia para atrair mais leitores. Com o tempo eu Fiz curtas metragens, histórias em quadrinhos, exposicão de coleçao nos eventos, palestras  em bibliotecas e entrevistas nos jornais, rádios e tvs.

 A transmídia trabalha de formas diferentes de se comunicar. Ela é uma árvore que tem frutos diferentes e cada um tem seu jeito próprio pois cada um tem a sua linguagem e público diferenciado. Não podemos pegar um conteúdo de jornal e colocar em uma rede social poís são plataformas diferentes e tudo na transmídia tem que ser adaptado. 

Criar um personagem para um livro, hoje em dia deve se ter uma interação maior pois para ser um personagem transmídia deve-se ter alguma noção de games e roteiros para histórias em quadrinhos ou teatro um cinema ou série de tv ou até mesmo ter uma experiência em composição musical, para atingir várias mídias. 

Essa nova revista Atmos, vai mostrar muitas personalidades que mostram as suas plataformas para alvançar o seu público. Assim vocês poderão ter uma ideia de como o a comunicação se expande e cresce diariamente  


Boa Leitura

Adriano Siqueira














Nenhum comentário: