quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

O livro mágico - Maria Ferreira Dutra






O Livro mágico
Por Maria Ferreira Dutra
Arte: Adriano Siqueira

Dona Regina residente em Madureira, todos os dias sai ás seis e meia da manhã do trabalho, no Edifício Norte Village em Del Castilho também zona norte do Rio de Janeiro. Como não tem  com quem deixar o seu filho, ela o leva  para o trabalho.
Sua patroa não se incomoda pois ele é um menino. Tudo ele queria saber. Só não gostava muito de estudar, pois achava difículdade na aprendizagem.  Com nove anos, ainda não sabia ler direito e a sua mãe por ser analfabeta não conseguia acompanhar nos  estudos. Certo dia Dona Raquel patroa da sua mãe comprou uma lousa para  ele ir treinando a escrita e prometeu que se, em alguns meses, ele aprendesse a ler e a escrever ela iria lhe dar um presentão. Ele ficou muito feliz e prometeu se dedicar bastante.   
Todos os dias, Heitor pegava a lousa e escrevia o que aprendia na escola e depois chamava a Raquel para ver. Mesmo com um erro aqui ou ali Raquel dizia que ele estava indo muito bem.   
As palavrinhas que ele errava, ela copiava sem dizer que ele havia errado a escrita, ela mandava ele escrever e  descobria que havia errado a escrita anterior e Raquel dizia que não tinha problemas ele ter errado, que quanto mais ele escrevesse aquela palavrinha, que não havia saído muito certinha na primeira vez, mais ele escrevia a palavra mais  bonita.
E no final da correção ela dizia que agora estava perfeito. E a cada dia Heitor se mostrava mais interessado  pela leitura e pela escrita. E uma vez  ou outra, ele se dedicava mais e dava mais atenção as explicações na escola.

A Escola Municipal República do Peru  situada na Rua Arquias Cordeiro 508  no Méier, onde ele estudava, começou a sentir a mudança. Heitor já conseguia acompanhar melhor as aulas e estava fazendo todos os dias o dever de casa.  Dentre de 6 meses Heitor já estava lendo e escrevendo bem. Foi um avanço e tanto. Ele havia mudado, pois Heitor estava mais interessado nas aulas e interagindo mais com ela e com os outros alunos.
Quando a mãe do Heitor, a Regina, falou que a sua patroa Raquel havia dado de presente uma lousa para ele escrever todos os dias e que ela não podia ensinar por ser analfabeta, a professora Carla parabenizou a atitude nobre da Raquel que juntamente com a escola estavam fazendo um ótimo trabalho.
Heitor estava conseguindo acompanhar a turma e acabou o ano letivo.          Quando Heitor percebeu que ele já estava lendo e escrevendo bem, foi cobrar a Dona Raquel o seu presente  prometido. Ela sorriu e disse para que ele continuasse a se esforçar um pouco mais e sempre mais e que assim, logo o dia de entregar o presente chegaria.

Os meses foram se passando e ele apresentava boas notas e bons  comportamentos. Por isso, quando era  solicitado, ajudava a professora com os alunos que apresentavam dificuldade na aprendizagem.

Dezembro chegou e com ele a formatura se aproximava. Heitor recebeu quatro convites para levar quem ele quisesse a sua formatura.
Ao chegar em casa, entregou para a sua mãe,  ela não sabia do que se tratava e seu filho explicou.
Sua mãe perguntou para quem ele gostaria de dar aqueles convites.  Heitor respondeu que um era para ela e o outro seria para a Dona Raquel e que gostaria que a sua patroa fosse a  madrinha dele formatura.
A sua mãe, com lágrimas no rosto o parabenizou pelo seu carinho e  reconhecimento com a Raquel. E no dia seguinte após a escola, Heitor entregou o convite para Dona Raquel e ela o abraçou sorridente e agradeceu dizendo que compraria para ele um lindo anel de formatura. Heitor sorriu dizendo que não sabia que homem também usava anel.
Raquel pegou o celular e mostrou para ele o que seria um anel de formatura, explicando o seu  siguinificado: "Anel de formatura tem significados muito especiais, é o símbolo de uma grande conquista em sua vida por você ter se dedicado com muita perseverança aos estudos e por ter concluido uma etapa muito especial em sua vida. O anel também marca o início de uma nova jornada que você terá pela frente.
Ano que vem você ingressará no segundo ano do ensino fundamental e irá adquirir novos conhecimentos. Você é merecedor desse anel pois, durante o ano inteiro teve um excelente empenho. Agora vem aqui escolher o seu.

Dezoito de dezembro chega o dia da formatura, foi uma belíssima festa. Os prefessores chamam os alunos para a apresentação de final de ano. Depois da peça teatral, os alunos foram chamados um a um pelo seu nome para receberem de suas madrinhas o tão esperado anel.
A cada formando a professora perguntava se o aluno gostaria de falar alguma coisa para seus familiares.
E na vez do Heitor, ele também quis falar.
Então ele pediu para a sua madrinha se levantar e perguntou se ela havia comprado o presente que ela havia prometido.
Todos cairam na gargalhada. Dona Raquel olha nos olhinhos dele e, colocou em seus pequenos dedinhos o anel de formatura. Ele responde que ainda era cedo para conquistar aquele presente que ela havia prometido que ele viria a conquistar, mas que tudo dependeria dele, que uma hora seu presente iria chegar.
Ansioso ele disse que não via a hora desse presente chegar.
Dona Raquel deu um beijo na testa do seu afilhado e entregou um embrulho.
Era um livro. Ela pediu para que ele lesse o título e ele leu perfeitamente: "O livro da sabedoria".  Agradecendo-a  disse que iria ler o livro em casa para a sua mãe, já que ela não sabia ler.
Com essa resposta,
Heitor foi muito aplaudido. Anos se passaram e todos os anos Raquel e a mãe dele estavam lá, em todas as festinhas e reuniões escolares.
Terminou o ensino fundamental e teve a sua festa de formatura. Raquel entrega uma caixa e ele sorrindo, disee que nem precisava abrir, pois sabia que era um outro livro.
Sua madrinha sorriu e disse que sim. Mas é claro que ele abriu o presente,  ele lê o título como de costume. O título do livro era: Um Presente para toda a vida.  Ele a abraçou e sorriu.
Mais três anos se passaram e ele terminou o ensino médio e como era de se esperar Raquel estava ali, ele sorriu para ela, ele o abraçou e perguntou sobre seu presente. Raquel disse para ele ter muita fé e que o presente dele chegaria em janeiro.

Vinte nove de janeiro de 2016, Raquel recebe uma ligacão do Heitor dizendo que havia  passado para duas faculdades públicas, em primeiro lugar, Ela muito feliz disse: Valeu a pena esperar seu grande presente durante todos esses anos! Você o conquistou com mérito que só você poderia se dar. Eu e seus professores apenas o guiamos, e você, com a sua garra e força de vontade consegui conquistar o seu caminho. Aproveite-o bem. Meus  sinceros parabéns.

Heitor se formou em letras e hoje da aulas em dois colégios. Se tornando um renomado professor de português e língua estrangeira.
É o orgulho de sua mãe e da Dona Raquel.

Para todos, ele diz que tem duas mães.



Texto: Maria Ferreira Dutra
Ilustração Adriano Siqueira

2 comentários:

Karmem disse...

Conto muito emocionante, lágrimas de alegria e felicidade e amor passaram por meus olhos ao ler esse conto surpreendente. ( já imaginando qual era o presente mas querendo saber se realmente era o que imaginava) parabéns

Maria Ferreira Dutra disse...

Quando conseguimos passar emoção para o nosso leitor, paramos e pensamos que esta valendo a pena, a caminhada. Me sinto lisonjeada com o seu comentário.