quinta-feira, 16 de abril de 2020

A escritora mais famosa do mundo





A escritora mais famosa do mundo
texto: Maria Ferreira Dutra
Pesquisa, elaboração e Arte:
Adriano Siqueira


Amal Hassain Desade, filha do Vampiro Neculai Desade e da estilista China Girl, é uma menina inteligente, calma, boa aluna além de ser muito meiga e prestativa com os amigos. 

Ela gostava muito de ler para os amigos da classe, por isso era a escolhida para ser a ajudante da professora Adi Alves. Desde que Amal entrou para a escola Lauro Efázio, aprendeu a ler e a escrever e as professoras perceberam que ela tinha um diferencial, tinha muito jeito para escrever varios gêneros.

Uma vez foi dada uma atividade na escola e ela com apenas 9 anos,  fez um lindo texto. O tema era livre e a história que ela produziu foi tão fantástica que virou tema de redação na escola. Perguntada de onde vinha aquele gosto pela leitura e escrita, Amal disse que a Avó  Helena, a irmã Mayara e a sua mãe sempre liam para ela e para o irmão muitos livros de contos de fadas e histórias repletas de aventuras e criaturas fantásticas. Os livros ilustrados faziam com que ela mergulhasse nesse mundo e sonhasse com os personagens das histórias, O Sítio do Pica-pau Amarelo de Monteiro Lobato, As Aventuras do Barão de Münchhausen de Rudolf Erich Raspe, O Meu Pé de Laranja Lima de José Mauro de Vasconcelos, O Pequeno Príncipe, O Menino Maluquinho de Ziraldo, Ou isso ou aquilo de Cecília Meireles, O pequeno vampiro de Angela Sommer-Bodenburg e muitos outros que deram essa vontade de ler e escrever.  

E assim ela tomou o gosto pela leitura. E esse hábito se tornou tão forte, que ela conta que tem o costume de contar histórias para Rubi, Saleem, Sidoire, a sereia Livemar, o cavalo alado Raio, Neculai e China Girl, Peckson o tigre meio um menino meio onça e meio humano e sua irmã Adenaina uma tigresinha meio humana também, filhos do tigre e a onça.



Nesses quatro anos que Amal estudava na escola Lauro Efásio, tinha sido a aluna que durante esse período mais leu. Aos 8 anos leu  10 livros , aos 11 leu 15 , aos 10, leu 45, aos 11 leu leu 80 e agora com 12 leu 98. 
Todo esse registros estão disponível no arquivo da escola.  

No ano de 2022 a escola Lauro Efázio a prêmiou como a jovem que mais leu livros naquele ano.

Quando perguntavam o que ela mais gostava de fazer ela sempre respondia que gostava muito de ler pois era um paraíso sem fim, e ainda brincava dizendo que um dia ela iria construir uma mansão feita de livros e não de tijolos só para todas as noites ou a qualquer horário poder se deparar com alguns dos seus escritores e personagens favoritos.

Quando perguntavam o que ela queria ganhar de presente de Natal ou aniversário ele sempre pedia livros, canetas coloridas.

Estimular a linguagem oral e escrita e a produção de textos a partir da discussão em casa e em aula tem sido uma proposta interessante para as escolas e a secretaria da educação criou esse projeto mediante a concurso literário a partir da quarta serie do ensino fundamental estimulando os alunos a escreverem suas próprias e terem o seu próprio livro.

Programaram visitas com os alunos para conhecerem as Gráficas, Editoras e livrarias e bibliotecas. 
Esse foi realmente um forma estimulante de poderem participar desse mundo literário. 

A escola tinha a regras e como elas seriam elaboradas. A criança levava um bonequinho produzido por ele em sala de aula e no final de seu trabalho a professora dava um caderno meia palta e pedia para ele conversar com aquele bonequinho amiguinho que ele produziu em sala de aula. A criança ficava uma semana com o bonequinho e o livro na data marcada pela professora os alunos tinham que levar cada um seu bonequinho e a historia produzida para o o seu amiguinho boneco. Tudo que a criança queria fazer ou falar ela tinha que conversar com seu bonequinho,  escrever e desenhar tudo que falava com ele.

Depois de cada aluno levar a sua história para a escola a criança escolhia um amiguinho para ler a sua história. Todos tinham que estar muito atentos, pois a história mais votada ficaria no mural da escola de Natureza. 

Todos tiveram a sua história lida e no final cada um escreveu o nome da história que mais gostaram.

Amal ganhou o prêmio da melhor historia da turma 505 sua obra retrata a aventura de um pássaro de barriga amarela que não saia da sua janela o pássaro muito curioso que queria saber o que tinha em seu quarto e acabou caindo de bico dentro do sapato do gato que não viu o pássaro , só ser bocado pelo pássaro  o soltou na mata mas, não teve jeito o pássaro  voltou, gostou de morar no sapato do gato e o gato todo entusiasmado passou a ser amigo do pássaro.  
A história causou muitas risadas e todo mundo aplaudia. A leitura era muito prazerosa e tinha umas 6 paginas com 5 ilustrações. A reação dos alunos ao escutarem os acontecimentos foi automática, seguida de alegrias e surpresas.

Amal foi a grande escritora da escola e teria o seu livro publicado.

Em dois meses o livro da Amal estava produzido e o evento de lançamento foi no pátio da escola.
A família Neculai juntos com os professores e alunos. Comemoravam felizes a entrega do prêmio sobre a melhor história para livro. 
Todos os pais dos alunos compraram o livro da Amal, eles adoravam a simpatia dela e tinham que ter uma obra autografada.



Relato do Neculai sobre o primeiro livro da filha.
"Amal é a primeira escritora da minha família. Eu sei o quanto estamos orgulhosos e espero que esse seja o primeiro de muitos. Quero acompanhar de perto cada obra maravilhosa que irá produzir."

Relato da sua professora Adi Alves sobre a aluna Amal Hassain Desade: 
"Eu como professora e educadora aprovo demais e sempre que viajo me lembro dela e compro inúmeras canetas coloridas, pois percebi que ela também é uma linda desenhista, tem sempre novos desenhos para mostrar e adora ilustrar as suas próprias histórias.
Não tem como não me emocionar com uma aluna dedicada."

Por Maria Ferreira Dutra
Elaboração, revisão e Arte Adriano Siqueira

Obs: A Escola Lauro Efázio fica localizada em São Paulo, próximo a praça Loriev cujo a rua tem o mesmo nome.



Nenhum comentário: