segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Cachorro Velho - resenha - Vanessa Matos

 



Resenha #18🇨🇺⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

por Vanessa Matos

Livro: Cachorro Velho

Autora: Teresa Cárdenas

Editora: Pallas (@pallaseditora)

Tradução: Joana Angélica D’ávila Melo


“O velho não temia o inferno: tinha vivido nele desde sempre.”


Não preciso nem dizer a capacidade que esse livro tem de nos destruir. 


Tendo essa obra como vencedora do prêmio Casa de Las Américas, a autora, que é descendente de escravizados, conta na narrativa que mesmo com a sombra das árvores frondosas e a existência de um rio próximo ao grande canavial, não foi possível aliviar tamanho sofrimento nem abafar o som dos chicotes que estalavam ao redor do engenho. 


Mesmo com tantas ervas variadas, as quais possuíam grande utilidade voltada para a cura, não era possível aliviar a dor enfrentada, a cada dia, tanto por Cachorro Velho quanto por seus companheiros, pois a dor não era apenas no corpo, era na alma! A ponto de fazer Cachorro Velho se imaginar morto ou em qualquer lugar que fosse o mais longe possível daquele inferno. 


O título do livro se refere ao personagem principal Cachorro Velho, o qual é um escravizado de setenta anos que não tinha o direito nem de ser chamado pelo seu próprio nome, e que trabalhou de forma muito dura ao longo de toda a sua vida, recebendo recompensas cruéis, desumanas, como o castigo, as chicotadas que lhe proporcionavam pele rasgada e carne viva.


O texto escrito por essa saudosa autora cubana representa muito mais do que uma narrativa, mostra um pequeno trecho de histórias tristes vividas por tantas pessoas que foram diferenciadas pela cor de sua pele. Um sofrimento irreparável e que causa inúmeros danos até os dias atuais, os quais ocorrem em forma de racismo.


No Brasil, o dia 20 de novembro passou a fazer parte do calendário escolar como o “Dia da Consciência Negra” devido ao Art 79-B da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, em reivindicação do movimento negro desde 1970. Essa data representa a dor, a luta diária e talvez até a morte da esperança para muitos que passaram por tão exorbitante sofrimento. 

É muito importante falar desse assunto para lembrar o quanto as pessoas podem ser cruéis ao proferirem palavras.  E lembrar que Vidas Negras Importam e devem ser respeitadas!

Nenhum comentário: